Sala de Leitura SOL & LUA

cantinhos de leitura da sala Sol e Lua

Programa Colaborativo de Circulação de Acervos e Formação de Leitores, a Rede Ler e Compartilhar inaugurou no último dia 16 de janeiro a Sala de Leitura SOL & LUA, espaço criado na sede da Associação do Peixe-Boi de Porto de Pedras para atender crianças e adolescentes da comunidade. A criação desse novo espaço de leitura no litoral norte alagoano só foi possível graças ao desprendimento de pessoas que resolveram doar livros novos e custear a compra do mobiliário em madeira MDF.

Os cantinhos de leitura em MDF foram doados pelo empresário Emmanuel Malta, da EVM Representações Ltda. e Portal Mundo Leitura, de Maceió. O acervo com mais de 100 títulos infantojuvenis, contou com doações captadas em São Paulo, livros comprados pelos autores Jonas Ribeiro, Lúcia Hiratsuka e Belise Mofeoli, a bibliotecária Rosa Cleide Marques e o colégio Marupiara, além das autoras Claudia Lins e Simone Cavalcante, em Maceió, e do Programa Leitura Viva da Escola Espaço Educar, representado pela mediadora de leitura Suely Martins.

Desde que foi criada em outubro de 2015, a Rede Ler e Compartilhar já implantou 10 cantinhos de leitura e distribuiu mais de 300 livros infantojuvenis para atender a crianças e adolescentes da escola EMPEF de Taquaras, na zona rural do Espírito Santo e Associação do Peixe-Boi, em Alagoas. Coordenam as ações do programa, a autora Claudia Lins e a bibliotecária, Rosa Cleide Marques, a Rosinha, do Colégio Marupiara de São Paulo.