Ler é Minha Praia: circuito infantil Porto de Pedras

Oficina literária gratuita, doação de acervo infantil e inauguração de Sala de Leitura no litoral norte, são os destaques desta edição do projeto

Arte Porto de Pedras

A Associação do Peixe-Boi, em Porto de Pedras, será sede neste sábado, 16 de janeiro, das 9h30 às 12h, de mais uma oficina literária gratuita do projeto Ler é Minha Praia – Brincando com Livros Infantis, um circuito de encontros entre leitores e a obra das escritoras Claudia Lins e Simone Cavalcante.

O evento será realizado na Sala de Leitura SOL & LUA, espaço criado numa parceria com a Rede Ler & Compartilhar, programa colaborativo de circulação de acervos, que atende a instituições comunitárias. Serão distribuídos para a Associação um Kit com livros das duas autoras, além de diversos exemplares infantojuvenis, doados por outros autores e escolas de Maceió e São Paulo.

A oficina literária gratuita do Ler é Minha Praia em Porto de Pedras, é destinada a crianças de 8 a 10 anos, moradores do município ou vindas de comunidades da região. As inscrições podem ser feitas na Associação do Peixe-Boi, que fica na praia de Tatuamunha, ou por meio de formulário virtual, acessando o link: https://goo.gl/9uHrCa

No portal Mundo Leitura  ou na página de Mundo Leitura no facebook também é possível encontrar mais informações sobre como participar da oficina literária gratuita em Porto de Pedras. As vagas são limitadas e a disponibilidade é para até 30 crianças.

O que é o Ler é Minha Praia?

Face PORTO DE PEDRAS 4

Resultado do edital Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura (MINC), o Ler é Minha Praia – Brincando com Livros Infantis percorre oito destinos entre os estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco. O circuito, iniciado durante a VII Bienal do Livro de AL, em Maceió, com uma oficina para educadores, no mês de novembro de 2015, será concluído na cidade do Recife, nos próximos dias 29 e 30 de janeiro, com a realização de três encontros: uma oficina para crianças numa comunidade da Ilha do Retiro e duas oficinas na Livraria Leitura do Shopping Tacaruna.

Durante as oficinas literárias, crianças e educadores participam de atividades inspiradas em jogos de praia, onde aprendem a brincar com a literatura e a criar novas possibilidades de intervenção criativa com o ato de ler. Os jogos são: Castelo Ilustrado, Luau de Recontos, Repente de Histórias e Surfando nos Livros.

As autoras Claudia Lins e Simone Cavalcante acompanham de perto todas as oficinas, 12 ao todo, num circuito que incluiu as cidades alagoanas de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Porto de Pedras, além de Garanhuns e Recife, em Pernambuco, e Aracaju, em Sergipe. Também participam do projeto as mediadoras de leitura Suely Martins, Fátima Araújo e Jacqueline Saturnino, responsáveis pelos momentos de contação de histórias durante as oficinas.

Sala de Leitura do Peixe-Boi ganhará livros infantojuvenis

Além da oportunidade de vivenciar uma experiência com o universo da leitura e escrita, as crianças de Porto de Pedras ganharão a Sala de Leitura SOL & LUA, espaço que abriga títulos infantis doados pela Rede Ler & Compartilhar, um programa colaborativo de circulação de acervos, formação de leitores e orientação para mediação literária.

Cantinhos de leitura

O primeiro lote com 43 livros destinados à Associação do Peixe-Boi, foi entregue no último domingo, 10 de janeiro. O empresário Emmanuel Malta, da empresa E.V.M Representações Ltda., de Maceió, doou 4 cantinhos de leitura em MDF, o 5º cantinho foi doado pelo Portal Mundo Leitura, assim como parte do acervo que ficará à disposição de crianças da comunidade. A autora Lúcia Hiratsuka, de São Paulo, doou mais de 20 livros.

Outros lotes contendo livros doados pelas autoras Claudia Lins, Simone Cavalcante, Jonas Ribeiro e Belise Mofeoli, pela bibliotecária Rosa Cleide Marques e os Colégios Marupiara (SP) e Espaço Educar (AL) serão entregues no próximo dia 16 de janeiro, durante oficina do projeto Ler é Minha Praia – Brincando com os Livros Infantis.

 

SOL & LUA

O nome da Sala de Leitura SOL & LUA é uma homenagem aos mamíferos reintroduzidos na natureza pelo projeto peixe-boi ICMBio. A expectativa da presidente da Associação do Peixe-Boi, Flávia Rêgo, é de que o espaço seja frequentado por crianças e adolescentes e possa irradiar ações culturais e literárias na comunidade.

Cantinhos e livros doados pela Rede Ler e Compartilhar ao novo espaço de leitura que funcionará em breve na Associação do Peixe-Boi de Porto de Pedras

Cantinhos e livros doados pela Rede Ler e Compartilhar ao novo espaço de leitura que funcionará em breve na Associação do Peixe-Boi de Porto de Pedras

A autora Claudia Lins e a bibliotecária Rosa Cleide Marques, que coordenam a Rede Ler & Compartilhar, explicam que só podem ser receptoras das doações do programa colaborativo escolas públicas ou escolas privadas que realizem alguma ação social comunitária, instituições, ONG’S ou movimentos organizados por pessoas físicas que atuem junto a comunidades tradicionais e populações carentes, desenvolvendo ou desejando implantar um trabalho efetivo de leitura.

“Para receber o acervo, essas instituições e pessoas se comprometem a desenvolver durante o período de um ano algum projeto de formação de leitores com empréstimos e circulação de acervos, a partir de ações planejadas entre a coordenação da Rede Ler e Compartilhar e os representantes da escola, instituição e comunidade beneficiada”, conclui Claudia.

 

Serviço

Oficina Ler é Minha Praia – Brincando com Livros Infantis

Inauguração da Sala de Leitura Sol & Lua

Quando: 16/01/2016

Onde: Associação do Peixe-boi – Rua Luís Ferreira Dorta, 25 – Tatuamunha – Porto de Pedras

Inscrições pelo link: https://goo.gl/9uHrCa