Garanhuns Ler é Minha Praia

Obras das autoras Claudia Lins e Simone Cavalcante circularam pelo agreste pernambucano em mais uma oficina criativa do projeto Ler é Minha praia Brincando com os Livros Infantis.A hora da abertura, falando do projeto

Resultado do edital Bolsa de Circulação Literária da Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura, MINC, o projeto promoveu até agora sete encontros literários nos estados de Alagoas e Pernambuco, entre os meses de novembro a de 2015 a janeiro de 2016.

A Sala de Leitura do Colégio Santa Sofia, instituição localizada no centro do município de Garanhuns, sediou a oficina literária gratuita que contou com a participação de estudantes de várias escolas da região e crianças vindas de outros destinos do interior. Ao todo, se inscreveram no Circuito Garanhuns, 32 crianças com idades entre 8 e 10 anos.

A menina Maria Clara Batista, de 9 anos, aluna de uma escola pública no município de Teresinha, se inscreveu pela internet e diz ter adorado a experiência. Apesar da longa viagem feita de ônibus para comparecer ao evento, ela parecia contente e bastante animada. “Eu amei essa aventura! Conheci novos amigos, participei das dinâmicas, soltei minha imaginação e da próxima vez que tiver outra oficina como essa, eu me escreverei de novo para participar”.

Educadora responsável por uma das Salas de Leitura do Colégio Santa Sofia, Ana Barbalho, que também coordena o Ateliê de Leitura, uma empresa especializada em promover eventos literários em Garanhuns,  diz que adorou o resultado. Metade do público inscrito na oficina era de estudantes do próprio Santa Sofia. A parceria com o projeto Ler é Minha praia Brincando com os Livros Infantis foi o termômetro indicativo de que a promoção de encontros literários no ambiente escolar livre de contextos pedagógicos tende a ser uma excelente oportunidade de integração entre a comunidade e os moradores de outros bairros e até cidades do interior.

“O que me admira é ver que em pleno sábado, nas férias, essas crianças saíram de casa para participar de um evento no espaço da escola, mas estão aqui dispostas, concentrados, e estão amando”, disse Ana Barbalho.


2 comentários

  1. HUM!QUE LEGAL!,ESTOU EMOCIONADA MINHA ALUNA MARIA CLARA BATISTA PARTICIPOU DESSE EVENTO MUITO EFICAZ,PARABÉNS MINHA PRINCESA VOÇÊ É UM GRANDE EXEMPLO ,MUITO ESTUDIOSA ADMIRO BASTANTE.