Oficinas literárias gratuitas

Projeto Ler é Minha Praia promove encontros entre autoras e crianças de Maceió e Arapiraca

foto arte Ler

Com 85 crianças inscritas para dois dias de oficinas gratuitas na Livraria Leitura, em Maceió, a agenda do projeto Ler é minha praia – brincando com livros infantis é retomada esta semana.O início do circuito de oficinas literárias gratuitas infantis fará circular por oito destinos do nordeste a obra das escritoras Claudia Lins e Simone Cavalcante. Nos dias 16, 18 e 19 de dezembro, crianças com idades de 8 a 10 anos, moradoras das cidades de Maceió e Arapiraca, poderão participar dos encontros literários, que acontecerão em livrarias e bibliotecas.

Aprovado no edital Bolsa de Fomento à Literatura, da Fundação Biblioteca Nacional e do Ministério da Cultura, o projeto foi lançado em novembro, na VII Bienal do Livro de Alagoas, com a realização de uma oficina de três horas de duração para educadoras e estudantes de Pedagogia.

Oficina com estudantes de Pedagogia e educadores na VII Bienal de Alagoas

Oficina com estudantes de Pedagogia e educadores na VII Bienal de Alagoas

Neste mês de dezembro começa o circuito infantil, que se encerrará em fevereiro de 2016, percorrendo os estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco. “Nossa proposta é despertar nas crianças o protagonismo, o imaginário, o potencial criativo, o encantamento, o prazer e a sensibilidade para a leitura”, dizem as autoras.

Durante os encontros voltados ao público infantil, que terão a duração de 2h30min, os participantes serão estimulados a brincar com a leitura por meio de dinâmicas inspiradas em jogos de praia. São eles: Embolada literária, Castelo ilustrado, Repente de Histórias, Luau de recontos e Surfando nos livros. Todas as dinâmicas foram programadas visando permitir que as crianças possam ouvir e vivenciar o universo das histórias infantis e ter o contato com os livros de Claudia Lins e Simone Cavalcante. As oficinas incluem momentos de contação de histórias conduzidos por mediadoras de leitura e um bate-papo com as autoras. A equipe do projeto conta com a participação das mediadoras de leitura Jacqueline Saturnino, Suely Martins e Fátima Araújo.

Inscrições

As oficinas literárias infantis contemplarão um público de 30 crianças por encontro. Em Maceió, na livraria escolhida pelo projeto, estão programados dois momentos.  As vagas se encerraram nesta quarta-feira, dia 16. Mas quem mora no município de Arapiraca  ainda pode inscrever sua criança de 8 a 10 anos. Para isso, basta comparecer a Biblioteca Pública Municipal Pedro de França Reis/Casa da Cultura, que fica no centro da cidade.

As fichas de inscrição estão disponíveis na recepção da biblioteca, em horário comercial

 

SERVIÇO

Ler é minha praia – Oficinas Literárias Gratuitas

Circuito MACEIÓ  –  Público: Crianças de 8 a 10 anos

Quando: 16 de dezembro, das 14 às 16h 30, e 18 de dezembro, das 14 às 16h 30 (inscrições encerradas)

Onde: LIVRARIA LEITURA – Parque Shopping em Cruz das Almas, 1º andar

 

Circuito ARAPIRACA

Quando: 19 de dezembro, das 9h às 11h 30

Onde: Biblioteca Municipal Pedro de França Reis/ Casa da Cultura, centro de Arapiraca.    Inscrições no local.

Contatos do projeto: (82) 99302-1099 e 99921-1989

VEJA FOTOS da oficina realizada com educadores na VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas!