A vida está apenas começando

Palavra Jovem é a série de crônicas escrita por Severino Ribeiro

Foto site Pixabay

Foto site Pixabay

A vida está apenas começando…

Era essa a frase. Estava escrita a lápis na mesa escolar. Quando cheguei, o círculo de alunos já estava formado. Mas sobraram três pares de cadeira e mesa dentro do círculo. Peguei um dos pares de maneira aleatória. Coloquei no canto da sala e me sentei.

Não estava ali como aluno. Apenas como observador. Um dos meus maiores trabalhos no quarto ano de curso.
Mas quando menos espero, vejo a frase na mesa.

A vida está apenas começando… Vale repetir.

Na parte superior esquerda, com uma letra redonda infantil e sobre uma linha imaginária perfeita. Discreta, mas impossível de não ser notada. Porém, qual daqueles quase trinta alunos escrevera?
Talvez ninguém ali fosse o responsável por ela. Mas alguém foi. Também agora não importa o autor. Prefiro até não saber.

Pode ser um verso, um enunciado cotidiano ou uma linha aleatória de um romance. Hoje, está virando crônica. Porém, a frase estava compartilhada ali, para todos que se sentarem despreocupadamente naquele par de mesa e cadeira conhecessem.

A vida está apenas começando…

Com direito a esses três pontinhos para deixar em suspenso o sentido e para aguçar a curiosidade do leitor. E a vida está realmente apenas começando. Começa a cada novo dia, a cada nova escolha, a cada nova crônica. Novos começos que vão surgindo ou que vamos premeditando ao longo de meses, de anos. Sempre é bom, nem sempre é fácil, começar do zero ou de novo.

Metido a organizado, não gostava, quando menor, que meus colegas de sala riscassem as bancas do colégio com desenhos, filas ou mesmo com qualquer risco despropositado. Mas agora, sou a favor. Desde que seja algo assim, no cantinho superior esquerdo, esperando paciente para surpreender algum desavisado leitor.

severino#PalavraJovem é a série de crônicas escrita por Severino Rodrigues e publicada semanalmente, todas as quintas-feiras, no Portal Mundo Leitura. Este pernambucano é autor dos juvenis de suspense: Sequestro em Urbana, 2013, e Mistérios em Verdejantes, 2015, livros publicados pela Cortez Editora.