Os Monstros mais medrosos do mundo

Toda semana, Chico, o porquinho leitor, abre sua biblioteca para compartilhar maravilhosas dicas de leitura para infância e juventude!!!

LIVRO: OS MONSTROS MAIS MEDROSOS DO MUNDO

AUTORA: Paula Browne 

ILUSTRAÇÕES: Paula Browne 

 EDITORA: ROCCO Pequenos Leitores

32 páginas

NOTA DO CHICO PARA ESTE LIVRO: 10

NOTA DO CHICO PARA ESTE LIVRO: 10

Se monstros são monstros por que teriam medo de monstros?

“Ugo Pedregulho é um monstrinho criativo e sonhador que vive numa cidade em que todos os monstros têm medo de monstros. Para acabar com tanto medo, Ugo tem uma ideia superdivertida. Será que vai dar certo?”

Foi assim, com essa apresentação e um sorriso monstrinho pra lá de encantador, que o personagem principal desta trama me fisgou. Fiquei curioso para ler e descobrir sua curiosa história, recém-lançada pela carioca-paulistana Paula Browne. Trouxe o livro para casa e o devorei com uma fome monstra.

Me diverti demais lendo as imagens deste livro! As ilustrações  coloridas, bem humoradas, criativas e surpreendentes, são marca do estilo inconfundível de Paula Browne, que escreve e ilustra suas próprias histórias.

Quer saber um pouco mais sobre essa história?

O Ugo Pedregulho nasce o monstrinho mais lindo do mundo. Criado com amor e liberdade para ser tudo o que desejar ser, logo se torna um monstrinho especial, criativo, sonhador e inventivo. Me identifiquei demais com este personagem que escreve poesias nos lugares mais inusitados, pois também adoro inventar  histórias e vivo sonhando acordado…

Ah, vocês precisam ler as poesias do Ugo, são muito divertidas, espontâneas e criativas! E é disso que gosto na literatura de Paula Browne, ela escreve para crianças com a naturalidade e espontaneidade que o ser criança nos permite. Nada de palavras bonitinhas para enfeitar, pérolas falsas para fazer brilhar a toa. As histórias de Browne nos convidam a brincar, a sermos criança hoje, amanhã e sempre. E com tudo o que a infância nos proporciona: rir à toa, sermos leves, bobos, sonharmos, pensarmos, criarmos, com ou sem medos.

Mas voltando a falar sobre a história do Ugo Pedregulho, esse poetinha bem humorado e inventivo, ele realmente é um monstrinho e tanto! E nessa aventura não está sozinho. Tem uma família tão bacana quanto ele: a irmã Brisa, a mamãe Zuzu, dona Zureta, o papai Rolando Pedregulho, a vovó Carmela e o vovô Astrogildo. Ah, e tem também uma porção de primos e primas e novos amigos, que o monstrinho fez na nova escola. Acontece que na cidade onde o Ugo mora todos os monstrinhos morrem de medo de monstros. E para lidar com isso, o Ugo teve uma ideia muito original, mas vocês terão que ler a história para descobrir.

Como e para quem ler esse livro? 

Sozinho, com os filhos, sobrinhos, vizinhos, com os melhores amigos… Numa manhã de sol ou de chuva, numa tardinha com os colegas de escola, nas rodas de leitura, na casa da vovó, das tias, na praia, no parque, no shopping.

Essa semana levei o livro para a biblioteca da Casa Azul e lemos juntos eu, meus irmãos e os primos. Nos divertimos a valer! Demos boas e sonoras risadas com as poesias do Ugo. O primo Lobo Juvenal até está pensando em fazer um sarau na próxima semana, quando teremos sessão de histórias ao luar. Acho que vou convidar o Ugo e a Brisa para passarem as férias conosco aqui no sítio, porque sei que eles andam pensando em acampar. Mas essa já é uma outra história e fica para uma próxima vez!

Quem escreveu Os Monstros Mais Medrosos do Mundo?

Paula Browne Foto: Mundo Leitura

Paula Browne, Foto: Mundo Leitura, Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista

Paula Browne é carioca e mora em São Paulo, estudou pintura e fez muitos quadros; estudou moda e fez muitas roupas. Um dia inventou uma história e a partir daí descobriu que tinha muitas histórias pra contar!

Toda vez que ela tem uma ideia, pega o papel e começa a rabiscar! Ela gosta de escrever desenhando e de desenhar escrevendo!

Paula gosta de: cheiro de grama molhada, poesia bordada em papel, céu azulzinho e seu animal predileto é o cachorro.

E quem é o Porquinho CHICO, autor dessa coluna?

Foto: Selo Passarada - ilustração de Eduardo Menezes

Foto: Selo Passarada – ilustração de Eduardo Menezes

Francisco Lobato, o Chico, é nordestino, nascido no agreste de Alagoas. Desde pequeno adora ler e devorar livros. Clássicos, poesia, romances, quadrinhos, histórias de suspense ou terror, de tudo ele lê muito e nada escapa a seu apurado gosto literário. Ele já morou numa casa feita de livros, já deu aula em colégios particulares e públicos da floresta, mas acabou escolhendo viver na realidade o maior de todos os seus sonhos. Ser mediador de leitura. Para isso, fundou seu próprio projeto social: A Escola de Leitores, um lugar encantado ondebichos, crianças e seres sensíveis, se reúnem para ler, ouvir e contar histórias. Quando não está brincando com os livros nessa escola, Chico escreve em seu escritório na biblioteca da Casa Azul, onde mora com seus irmãos Zé e Frederico, num sítio próximo a cidade de Arapiraca, herança de família. O convite para ser colunista em Mundo Leitura chegou num importante momento na vida desse porquinho, ele agora está escrevendo seu primeiro livro para crianças. Enquanto isso, nos intervalos de mediar e criar leituras, ele lê e vive fuçando novidades nas livrarias por onde passa.