Papo de Ilustrador

A mineira Ddaniela Aguilar, um dos destaques da estreia do projeto de circulação literária Ler é Minha Praia

Ddaniela Aguilar apresentou o livro No Reino de Bilinguindone

Depois de uma longa temporada na Espanha e de espalhar seu colorido para além das paisagens de Maceió, a ilustradora mineira Ddaniela Aguilar voltou à capital alagoana como convidada especial do projeto Ler é Minha Praia. No domingo, 2 de novembro, às 13h40, a artista visual participou do Papo de Ilustrador, momento interativo em que conversou com as crianças e apresentou as obras: Ventania e o Mapa do Tesouro e No Reino de Bilinguindone, livros editados pelo Selo Passarada de Literatura para Infância.

Ddaniela Aguilar respondeu perguntas dos leitores, fez desenhos e contou um pouco de sua trajetória como artista visual. A aventura pelo universo da literatura infantojuvenil ainda é recente, mas depois de viver a experiência de criar os personagens dos livros escritos por Simone Cavalcante e Claudia Lins, a mineira ganhou asas e foi colorir enredos e tramas pelo mundo. Ilustrou livros para autores europeus, está produzindo projetos infantis e pretende lançar mais um título pelo Selo Passarada, em 2015.

Ddaniela Aguilar ilustrou e respondeu perguntas das crianças

Vivendo atualmente em Minas Gerais, sua terra natal, a ilustradora aceitou o convite do Ler é Minha Praia para participar dessa ação cultural, que promete agitar os domingos na orla da cidade. Junto com outros ilustradores, Ddaniela criou imagens que ajudam a divulgar a ideia do projeto nas redes sociais.

Ler é Minha Praia… Essa onda vai pegar!

apoiadores

O projeto de circulação literária será realizado durante três domingos na rua fechada do bairro de Ponta Verde. Os encontros acontecerão das 9h às 17h, nos dias: 2 de novembro, 7 de dezembro e 4 de janeiro, no trecho localizado em frente ao antigo restaurante Nakaffa. Haverá feira de livros, programação gratuita para crianças e adolescentes, além da oportunidade de consulta a uma acervo circulante de títulos doados por autores e editoras como Cortez, Cepe, Paulinas e Passarada. A biblioteca volante do Sesc, Bibliosesc também é parceira do evento.

A ideia de unir contação de histórias, livros, autores e ilustradores, num mesmo espaço de lazer, foi das jornalistas e escritoras Claudia Lins e Simone Cavalcante, que coordenam o Portal Mundo Leitura e há muito tempo desejavam empreender esta ação de circulação literária. A Escola Espaço Educar, por meio de seu Programa Leitura Viva espaço Educar, premiado neste ano de 2014 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) como o melhor programa de incentivo à leitura do Brasil, aceitou abraçar o desafio de realizar o projeto, ajudando a viabilizar o evento e mobilizando parceiros e educadores.

“Estou muito animada em participar desse momento incrível e acredito que será maravilhoso estar tão perto de meus leitores. Convido a todos para um domingo de boas energias, muita criatividade e sonhos literários”, aposta a ilustradora Ddaniela Aguilar.