Leitura e imagens

Que imagens vem a sua cabeça ao ouvir essa frase: “Ler é Minha Praia”?

Ilustração de Hallina Beltrão para Revista Que Leer,  MC Ediciones,Julho de 2013

Ilustração de Hallina Beltrão para Revista Que Leer, MC Ediciones, Julho de 2013

Com essa pergunta, as autoras Claudia Lins e Simone Cavalcante, coordenadoras do Portal Mundo Leitura convidaram ilustradores e artistas amigos a compor uma criação coletiva que traduzisse o conceito de leitura como fonte de prazer e entretenimento.

As imagens criadas não precisavam estar vinculadas ao universo litorâneo, mas sim ao sentido que a leitura exerce na vida de cada ilustrador, enquanto espaço de prazer, liberdade e horizontes.

Os ilustradores que aceitaram participar dessa ação criativa criaram imagens ou cederam ilustrações de seus livros, assim participando da campanha de divulgação do projeto Ler é Minha Praia, série de três encontros literários, abertos a comunidade, realizados nos meses de novembro, dezembro e janeiro, na orla de Ponta Verde, Maceió.

As ilustrações, devidamente creditadas segundo sua fonte (editoras e livros onde foram publicadas), tiveram sua veiculação em posts nas redes sociais (fanpage e portal Mundo Leitura) e num vídeo a ser exibido no facebook, assim compondo uma campanha em apoio ao projeto de circulação literária.

Aceitaram participar da campanha criativa os ilustradores: Lúcia Hiratsuka (SP), Paula Browne (SP), Rosinha (PE), Hallina Beltrão (PE), Denise Rochael (MG), Ddaniela Aguilar (MG), Pedro Lucena (AL), Felipe Ernesto (AL), Ivan Costa Ramos (AL), Myrian Almeida (AL), Hilda Moura (AL) e Herbert Loureiro, (AL).

Mundo Leitura – Iniciativa sem fins lucrativos, o Portal Mundo Leitura é um espaço virtual de divulgação das artes e literatura, criado com objetivo de contribuir com ações para formação de público leitor e que possam tornar o livro e a leitura pauta cotidiana na vida das pessoas.

ILUSTRAÇÕES Ler é Minha Praia