Bienal Internacional do Livro de SP

A 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com promoção da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organização da Reed Exhibitions Alcantara Machado, traz programação abrangente, mesclando literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura.

O papel da CBL neste grande evento, em parceria com as editoras, é de mostrar ao público autores consagrados e novos talentos, além de proporcionar uma rica troca de experiências entre visitantes e protagonistas das obras que estarão à disposição.

Com investimento de cerca R$ 32 milhões, inúmeras atividades – culturais, informativas, lúdicas e interativas – estarão distribuídas em cerca de 34 mil metros quadrados no Pavilhão de Exposições do Anhembi, localizado na zona Norte da capital paulista. O local tem área total de 60 mil m2.

Até o momento, são cerca de 480 expositores participantes, 346 nacionais e 134 internacionais, estes representados pela Alemanha, Suíça, França, Espanha, Bélgica, China, Coreia, Japão, Colômbia, Peru e Canadá. O dia 9 de agosto, abertura do evento, será dedicado à visitação dos profissionais da cadeia produtiva do livro, compreendendo editoras, empresas patrocinadoras e entidades do setor, entre outras relacionadas ao mercado editorial.

CURADORIA

A Comissão Organizadora da Bienal convidou três personalidades para compor a curadoria geral das atividades culturais, estruturadas nesta edição em sete pilares temáticos, cada um orientado também por um curador. Há espaços específicos para as crianças, os jovens e os professores, além daqueles relacionados a temas gerais, como o ambiente Salão de Ideias, ao lado de Telas & Palcos, Livros & Cia. e espaço Gourmet.

Jovens são atraídos pelos lançamentos

Nas unidades temáticas, o objetivo comum é incentivar e democratizar o acesso à leitura, no contexto da frase inspiradora da 22ª Bienal: “Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas”.

Para a presidente da CBL, Karine Pansa, o grande encontro do livro no País, que acontece em São Paulo e atrai milhares de pessoas entre crianças, jovens e adultos, constitui-se, tradicionalmente, em elemento formador de novos leitores. “Trata-se de uma verdadeira metamorfose: de visitantes de eventos em leitores, frequentadores de bibliotecas e livrarias, motivo este que nos levou à definição do tema, porque os livros podem transformar a forma como as pessoas enxergam o mundo”.

CURADORES PRINCIPAISAntonio Carlos de Moraes Sartini, diretor-executivo do Museu da Língua Portuguesa, e os jornalistas Paulo Markun e Zeca Camargo são os curadores principais da 22ª Bienal do Livro de São Paulo, responsáveis pelas diretrizes conceituais gerais e pela orientação específica de alguns dos pilares temáticos.

A escolha dos três profissionais traduziu o desejo da CBL de que a Bienal fale para uma gama variada de leitores. De perfis distintos, mas todos com profundo conhecimento cultural, os curadores têm grande sintonia com os diferentes públicos presentes.

Formado em Direito, Sartini especializou-se em administração cultural e formulação de políticas públicas para o setor. Está à frente do Museu da Língua Portuguesa desde a sua inauguração, em 2006. Na Secretaria de Estado da Cultura, entre 1996 e 2005, dirigiu o Departamento de Formação Cultural e o Departamento de Atividades Regionais da Cultura. Primeiro diretor do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, foi um dos coordenadores da primeira edição da Virada Cultural, em 2005. No cenário internacional, atuou com profissionais como Bob Wilson, Phillippe Decouflé e Andrei Serban e companhias como “La Fura Dels Baus” e “Lyon Ópera Ballet”.

O apresentador Zeca Camargo, um dos curadores da Bienal do Livro de São Paulo

O jornalista Paulo Markun é autor de doze livros e oito documentários, além de idealizador de diversas publicações, como as revistas Imprensa e Radar, a edição paulista do Pasquim e o Jornal do Norte. Por dez anos, comandou o “Roda Viva”, da TV Cultura, e foi presidente da Fundação Padre Anchieta.

Com passagens pela Folha de S.Paulo, TV Cultura e MTV, o jornalista Zeca Camargo ocupa os cargos de apresentador, repórter e coordenador do dominical “Fantástico”, da TV Globo. Autor do best-seller “A Fantástica Volta ao Mundo” e de “Isso Aqui é Seu”, “Novos Olhares” e “De Aha a U2”, também colabora no G1, portal de notícias da Globo.

PILARES TEMÁTICOS

Salão de Ideias – Sob o comando de Paulo Markun, o espaço apresentará um panorama do mundo do livro e suas conexões com outros campos da cultura e com a atualidade, procurando ilustrar esse cenário com autores e obras, aproximando-os por semelhanças ou dissemelhanças.
Área do espaço: 240 m2 / capacidade: 188 lugares.

Deu a Louca nos Livros – Com projeto e cenografia assinados por Emanoel Araújo (Museu Afro Brasil), que cede brinquedos e objetos, o espaço infantil é conduzido pelo Instituto Pró-Livro (IPL), entidade sem fins lucrativos reconhecida por ações de fomento à leitura, com destaque para instalações lúdicas e educativas em eventos literários como Biblioteca Viva (SP / 2008), Floresta de Livros (RJ / 2009), O Livro é uma Viagem (SP / 2010) e Túnel de Livros (Maceió / 2011). Nesta edição da Bienal, o tema proposto é inventar histórias e possibilitar às crianças o exercício criativo e lúdico de serem coautoras de um livro imaginário. Conduzida por educadores, é experiência para despertar emoções e o interesse pelos livros e a leitura. A área do espaço é de 650 m2.

# Você + Quem = ? – Espaço jovem dirigido por Zeca Camargo com curadoria-adjunta de Maria Tereza Arruda Campos. A proposta é envolver a juventude em diálogos com a literatura nacional e global, a partir de três formatos: encontros entre leitor e autor, e entre leitores; paixão radical, com relatos de profissionais de áreas diversas sobre o que fazem de modo apaixonado; e adolescências, com bate-papos sobre os muitos desafios e prazeres dessa fase. O espaço tem área de 120 m2.

Espaço do Professor – Orientado pela educadora Guiomar Namo de Melo, as atividades incentivam a formação do professor-leitor e o uso do livro em sala de aula, com oficinas do Canal Futura e de especialistas da área. Guiomar Namo de Mello é pós-doutorada pelo Institute of Education da London University, integrou o Conselho Nacional de Educação, foi secretária Municipal de Educação de São Paulo na gestão Mário Covas e deputada estadual por São Paulo. Atualmente dirige a EBRAP – Escola Brasileira de Professores. O espaço tem 200 m2, incluindo auditório com 30 lugares.

Cozinhando com Palavras – No espaço gourmet, o curador responsável é o chef paulistano André Boccato, da Editora Boccato e da CookLovers, na qual criou uma cozinha experimental. Consultor no setor alimentício e de abastecimento, lançou publicações sobre artes culinárias, uma delas premiada pelo Gourmand Awards Cookbooks 2006. Na Bienal, em uma cozinha cenográfica, convidará chefs-autores para ministrarem aulas-show interativas. Debates mesclando gastronomia e literatura farão parte do cardápio. O espaço tem 240 m2 e capacidade de 116 lugares.

Telas & Palcos – Unidade orientada por Rubens Ewald Filho, em que encontros aproximarão autores, dramaturgos, cineastas, músicos e artistas. É o universo deste crítico de cinema, que atuou nas principais publicações brasileiras, foi diretor de programação da HBO Brasil e participa do “TNT Mais Filme” e de programa de longas-metragens na Band. Rubens ficou conhecido como o homem do Oscar, depois de comentar dezenas de vezes a festa para o Brasil. É autor do “Dicionário de Cineastas”, “O Cinema vai à Mesa” e “Bebendo Estrelas”, e blogueiro do portal R7. Telas& Palcos tem 120 m2, com capacidade para 73 lugares.

Livros & Cia. – Espaço de negócios coordenado pelo jornalista A.P. Quartim de Moraes. A programação envolve palestras e debates sobre temas de interesse dos profissionais que atuam nas diversas atividades de todos os elos da cadeia do livro. Quartim é editor, além de articulista e editorialista de O Estado de S. Paulo. Foi diretor da revista Visão e secretário de Imprensa do Governo Franco Montoro. Implantou e dirigiu a Editora Senac-SP. O espaço tem 100 m2, incluindo auditório 50 lugares.

 

SERVIÇO 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Período: 9 a 19 de agosto de 2012
Horário de funcionamento: das 10 às 22h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi End.: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo – SP
Site: www.bienaldolivrosp.com.br

 

Fonte: http://www.bienaldolivrosp.com.br