A Flip das crianças

Fonte: Site Flip

Festa Literária das Crianças movimenta ações e programas despertando leitores

Foto Site Flip

O que é a Flipinha?

A Flipinha é o eixo educacional da Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, e tem duas frentes de atuação: programa educativo e programação literária durante a Flip, de 4 a 8 de Julho.

Ações do Programa Educativo: Mar de Leitores

O Projeto Mar de leitores (http://mardeleitores.blog.br/)  tem como missão a formação de leitores críticos e reflexivos, aptos a pensar e intervir em seu ambiente, ao mesmo tempo em que fortalece a compreensão e aprimoramento da escrita na sua função social e política.

Banner Blog da Flipinha

As ações abrangem as redes pública e privada de ensino de Paraty atuando, ao longo do ano, na formação continuada de educadores e gestores das escolas com atividades de incentivo à leitura, organização de oficinas literárias e artísticas, oferta de programações culturais para a educadores e comunidade, apoio e incentivo para a criação e manutenção de bibliotecas escolares e acesso ao livro de qualidade.

Para tanto, desde então, atuamos na formação dos gestores da rede municipal de educação, que multiplicaram, com a nossa assessoria para os professores. Realizamos, também, o concurso Escola Feita de Livros para as escolas que não fazem parte da rede municipal, como uma forma de capilarizar as ações e fomentar a leitura literária às instituições que não têm atendimento sistemático do Mar de leitores. Elas recebem acervo, oficina e apoio em suas atividades.

O principal foco, este ano, é a mediação de leitura literária em espaços públicos e instituições comunitárias, de acordo com o planejamento estratégico de áreas de vulnerabilidade do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente. Através da constância e da qualidade dessa ação semanal se formará em Paraty um imaginário do mundo literário e um conhecimento da importância vital da literatura na vida do individuo.

Site Flipinha

A Casa Azul é Comitê do PROLER, Ponto de Cultura e Ponto de Leitura, categorias inseridas em políticas dos Governos Federal e Estadual que fortalecem a instituição como uma referência em educação e incentivo à leitura em Paraty.

Programa Educativo: Formação de Professores

No início do ano letivo, período em que são planejadas as atividades para o ano letivo, professores recebem o Manual da Flipinha, material contendo informações sobre os autores convidados, sugestões de livros e cmo presentear os alunos em sala de aula.

Os professores passam por uma capacitação em literatura, teatro e leitura dramatizada, a fim de proporcionar aos alunos uma prática de leitura eficiente e prazerosa.Esta ação tem impacto significativo durante a hora diária de leitura praticada nas escolas.

Manual Flipinha 2012

Produzido anualmente, o material é distribuido aos coordenadores e gestores das escolas de Paraty e em entidades educacionais parceiras da Casa Azul.

Desenvolvido por uma equipe especializada, o manual serve como um material de apoio ao professor, a conduzir seus alunos pelo mundo da palavra escrita. A exemplo das últimas edições, o Manual da Flipinha 2012 pretende apoiar e estimular atividades ligadas à leitura e à criatividade individual.

Para tanto, realizamos oficinas, com as autoras do manual, para os gestores e coordenadores da rede escolar de Paraty para que tivessem a oportunidade de experimentar as sugestões propostas no manual e conhecer melhor os autores convidados. O resultado foi excelente. Os educadores, mais uma vez, apresentaram, durante a atividade, trabalhos criativos que serão multiplicados aos professores de todas as escolas do município e arredores. Cada vez mais, esse material incorpora as práticas pedagógicas de incentivo á leitura nas escolas do município. Foram distribuídos 1.500 exemplares do Manual da Flipinha para os professores de Paraty.

O resultado desse processo poderá ser visto na programação da Flipinha, já que as apresentações das escolas são criadas e elaboradas a partir das obras dos autores convidados da Flipinha.


1 comentário