Livro Voador - viaje nas asas da leitura

PEQUENAS HISTÓRIAS QUE FICAM

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)...

Há histórias que ficam muito mais gostosas quando lidas, no mínimo, em dupla! É o caso das fábulas, essas pequenas histórias, surgidas para dar um “toque” sobre alguma coisa que é importante a gente saber: seja sobre o nosso jeito de ser, seja sobre o modo como devemos lidar com o mundo ou tratar as pessoas.

As fábulas são histórias muito antigas, mas foi o francês La Fontaine quem as popularizou, a partir de 1668, muitas ele aproveitou de Esopo, outro fabulista, grego, do século 6 antes de Cristo.

Neste livro, as fábulas foram pesquisadas e traduzidas por Capparelli e Márcia, quando estavam na China, entre o outono de 2005 e o inverno de 2006. São de diversos períodos históricos e autores variados (poetas, historiadores e até mandarins!). Umas trazem uma lição bem clara, outras deixam mais espaço para o leitor pensar! A lição é uma característica da fábula, que para nós costuma ser vivida por animais com comportamentos humanos, e para os chineses, tanto faz que sejam animais ou seres humanos.

Os textos são curtos, diretos, simples e falam, quase sempre , da vida comum, do dia a dia, com personagens que representam o poder (reis, príncipes, ministros, monges, guardas, etc. ) ou o meio rural (lenhador, criador de animais, camponês, etc.). Às vezes são mais sérias, outras, mais engraçadas e brincalhonas. Mas sempre com o desejo de fazer pensar!

As ilustrações são um encanto à parte! São de artistas anônimos, feitas em papel recortado com tesoura, uma antiga arte da China, e dão a sensação de silhuetas ou sombras. As páginas se alternam entre o branco, o preto e o vermelho, cores também associadas à cultura chinesa.

Esse tipo de livro, que fica melhor quando se lê aos poucos, quando se pára para pensar, quando se discute as possíveis soluções, tem a vantagem de não ficar velho nunca! E graças ao Sérgio e a Márcia, podemos agora nos deliciar na maravilha da China, que vai além, muito além de ser a próxima sede dos Jogos Olímpicos.

 

CAPPARELLI, Sérgio & SCHMALTZ, Márcia (organização e tradução).

50 fábulas da China fabulosa.

Porto Alegre, L&PM, 2007.

144 p.

R$ 36,00

O que posso ganhar lendo este livro?
Perceber como as fábulas dão uns toques sobre coisas importantes, que às vezes nem notamos! E notar que, mesmo para falar de coisas serias e importantes, uma história pode ser brincalhona e bem humorada. Conhecer histórias da China milenar e a antiga arte de recortar imagens no papel, como são as ilustrações deste livro. Considerar que essas histórias não envelhecem...

Celso Sisto, autor deste texto, também é Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país.