Vem aí a 2ª edição do Festival de Cinema Universitário

Renata Menezes – estudante de Jornalismo

O crítico de cinema Elinaldo Barros, homenageado da 1ª edição

O lançamento da 2ª edição do Festival Universitário de Cinema de Alagoas será nesta sexta-feira, 1 de junho, às 14h, no Centro Cultural Sesi. A programação contará com a participação do diretor de Cinema Beto Brant e a entrega de troféus ao pesquisador Elinaldo Barros e aos cineclubes participantes da primeira edição.

O festival decidiu homenagear Elinaldo Barros, pela sua trajetória como pesquisador e cronista do audiovisual alagoano e brasileiro, consolidada nos livros publicados sobre temas da área, a exemplo da publicação Panorama do Cinema Alagoano. Os cineclubes participantes da primeira edição – Barracão, Cine ArtPopular, Cine Coricultura, Ideário, Cine Mais Taquarana, Cine Olho Vivo, Projeção, Espelho Mágico e Tela Tudo Clube de Cinema – receberão também os troféus pelo engajamento na projeção de filmes na orla do Velho Chico.

Durante o lançamento, juntamente com as homenagens, será divulgado edital para inscrições na Mostra Competitiva, as quais ocorrem entre os dias 2 de junho e 17 de agosto. Podem inscrever-se alunos, professores e técnicos-administrativos vinculados a instituições públicas e privadas de Ensino Superior de todo o território nacional. São aceitos curtas-metragens com até 30 minutos de duração, de gênero e formato livres.

Além do edital, haverá a exibição de um cinejornal, produzido pela Panan Filmes, e a divulgação do jornal Cinufal, em retrospectiva ao festival. Em seguida, o público terá a oportunidade de participar de um  bate-papo com Beto Brant, diretor de cinema com grande atuação na produção de longas-metragens. Ele estará em Maceió, ao lado do ator Gustavo Machado, para lançar o filme “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios”, dentro do Corujão Especial em homenagem aos seis anos de atividade do Cine Sesi.

A cerimônia de lançamento do 2º Festival de Cinema Universitário de Alagoas termina com a apresentação de Andréa Laís, intérprete da música Samba(dor), vencedora do 3º Femufal.

Fonte: Site da Universidade Federal de Alagoas