A Ilustração mexicana para livros infantojuvenis

*Texto de apresentação da mostra de ilustrações infantojuvenis – Salão FNLIJ 2012 – Leer IBBy México

Fotos: Portal Mundo Leitura

Claudia Lins

Criar uma ilustração em cima de uma história é colocar um desafio

Um desafio criativo através do qual a imaginação, de modo coerente e lógico, dá como resultado imagens que representam um mundo conciliado com o olhar e o ângulo da narrativa que se ilustra. Todas as convenções, linhas, texturas e cores que o leitor vê refletidas numa página têm de convidá-lo a pensar sobre o que ocorre nesse momento de narrativa. É necessário a busca, a atenção e a tenacidade do artista para conseguir que a ilustração leve o leitor a visualizar, a partir de um olhar inédito, as situações da história, os personagens e seus sentimentos.
Essa exposição dá uma noção do trabalho e da relevância que têm as ilustrações para as crianças e jovens. Selecionar qual artista ilustra uma obra, conhecer aqueles que estão ilustrando, quais são as novas formas de expressão através dessa arte, incluem-se entre os objetivos visados pela direção geral de publicações do Conacuta ao fazer suas convocações anuais para este certame.
Das 360 imagens registradas, o jurado – o ilustrador Juan Cicero e as editoras Laura Lecuon e Ana Sofía Ramírez – selecionou 61 obras de alguns ilustradores reconhecidos e outros de valores novos que apostam neste campo de trabalho. Cada qual age de forma particular, aceitando o desafio de ilustrar os espaços narrativos.

A Leer IBBY México – Associação sem fins lucrativos fundada em 1979, trabalha para fazer com que a leitura seja fundamental na vida das pessoas e das comunidades do país, contribuindo para a formação de uma sociedade democrática e participativa