Livro Voador - viaje nas asas da leitura

Vitória da Persistência

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)...

Se você desiste na primeira dificuldade, enxerga só o lado ruim das coisas, vive reclamando e não faz nada pra mudar, deve ler este livro! Mas se você faz o contrário, leia também, pois mesmo pra quem já sabe, vale a pena comprovar!

Mas não pense que este livro é cheio de lições pra gente aprender e fazer igualzinho! Não! Livro que é bom não manda nada e diz muito!

Na África, na Guiné Bissau, na ilha de Bubaque, vivem as mulheres catadoras. Elas catam peixes miúdos, que caem das redes dos pescadores, quando eles chegam à praia. Elas enchem os cestos, colocam na cabeça e se vão! Dentre os peixes, há também um alimento gostoso: o saltão, mistura de “sapo” e peixe, de olhos saltados, que vive escondido entre as pedras lisas e anda aos saltos, na areia.

Um dia, a mulher do saltão escapou das catadoras, mas seu marido não. Inconformada, começa a chorar e a dizer sem parar: “pegaram meu marido”. Os bichos vão repetindo o acontecido e logo todos ficam sabendo. Mas o saltão, mesmo preso, avisa à mulher: “só chore na hora em que sentir meu cheiro no assado”. E a mulher, com esperança, segue as catadoras, pra ver se o marido consegue escapar.

O livro é cheio de belas palavras africanas e informações sobre os costumes do lugar. As imagens de Ciça Fittipaldi são tão fortes e o colorido tão intenso, que dá pra sentir o cheiro do óleo de palmeira, escutar o repique do tambor e as vozes cantando “kutubamba na tu burara”, com o coração disparado, acompanhando a fuga do saltão e da esposa.

Rogério Andrade Barbosa, o autor, viveu na África e sabe contar essas histórias como ninguém!

 

BARBOSA, Rogério Andrade.

Não chore ainda não.

São Paulo, Larousse do Brasil, 2007. 24 p.

R$ 19,90

O que posso ganhar lendo este livro?
Conhecer uma divertida (e também pitoresca) história africana, vinda da Guiné Bissau. Fazer contato com a importante obra do escritor Rogério Andrade Barbosa, que tem se dedicado em trazer para o leitor brasileiro, muitas histórias, das mais diversas partes do continente africano. Saber como vive esse curioso peixe chamado saltão, que mais parece uma mistura de peixe e sapo. Perceber as diferenças e similaridades entre as cultura e línguas dos povos da ilha de Bubaque e a nossa.

Celso Sisto, autor deste texto, também é Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país.