Livro Voador - viaje nas asas da leitura

O Mundo das Coisas Vivas

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)...

Não importa se o mundo é pequeno ou grande. Se é o mundo dos homens ou das coisas. Se quem olha é adulto ou criança. Importa é que a vida pode estar pulsando nas coisas sem a gente nem perceber. E quando menos se espera, descobre-se que os sentimentos, de pessoas ou objetos, são bem parecidos, e que ninguém ou nada, quer ficar sozinho ou esquecido.

Na loja Alfinetes, os objetos tinham vida. Bastava chegar a noite para os botões fazerem a festa no tapete, fora de suas gavetas. Mas, Vermelho, um botão tímido e desbotado, foi ficando esquecido e sem par. Por ser único e sem comprador, foi parar no balcão dos fundos, onde vivia o temido Forrador de Botões. Uma noite, na tentativa de ajudar seus novos amigos a descerem até o chão para se divertirem, sem despertar o Forrador, Vermelho caiu e se perdeu embaixo do balcão. Ao voltar para a gaveta dos Devolvidos e Extraviados, após uma arriscada aventura, um dedo apontou Vermelho. E a menina que o levou, tinha já na cabeça um lugar reservado para ele… Qual seria?

O texto é descritivo e sintético. As frases, curtas, por vezes são títulos a anunciarem uma cena. Esse texto cênico e essa imagem cenográfica constroem um livro teatral, com uma história em pequenos episódios, de final aberto e apenas suspeitado.

As belas ilustrações são cheias de texturas, bordados, colagens com tecidos, botões, fuxicos, rendas, desenhos, pinturas e etc. A ilustradora amplia as possibilidades da colagem no papel e consegue atingir grande qualidade técnica.

Hermes tem sete livros publicados e é também contador de histórias. Conta-nos que essa história nasceu na Filadélfia . Ellen estudou Desenho e Pintura no Canadá e já ilustrou muitos livros. A parceria entre o autor e a ilustradora rendeu este belíssimo livro, valorizado ainda mais pela bem cuidada edição!

 

BERNARDI Jr., Hermes.

Casa botão. Il. de Ellen Pestili. São Paulo, DCL, 2007.

48 p.

R$ 23,00

 

O que posso ganhar lendo este livro?
Perceber que os objetos têm vida própria, muitas vezes, principalmente nestas histórias, as quais chamamos apólogos (objetos com comportamentos humanos). Notar como o livro tem um jeito de texto de teatro, divido em pequenas cenas, bom para ser encenado! Investigar como a ilustradora realiza seu trabalho, usando a técnica da colagem. Pensar e comparar esta com outras histórias que contam da vida secreta de objetos, brinquedos, etc., como por exemplo “O soldadinho de chumbo”, de Andersen.

Celso Sisto, autor deste texto, também é Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país.