Leitura a Todo Vapor

Obras de autores alagoanos circularão por escolas de Maceió e Marechal Deodoro

Toda vez que uma criança abre um livro uma janela se abre para um universo de muitas possibilidades. Apostando nesse ideal, o projeto Projeto Trem das 10 – leitura a todo vapor, conduzido pela ONG Teteia, de Marechal Deodoro, fará circular gratuitamente por escolas públicas do município e da cidade de Maceió, 3.500 títulos infanto-juvenis de autores alagoanos. É uma iniciativa de democratização de acervos e incentivo à leitura, que contemplará alunos de escolas municipais. A entrega das primeiras caixas de leitura será feita no dia 10 de março, às 10h, na sede da ONG, em Marechal, e contará com a presença dos 10 escritores participantes do projeto, além de representantes da Secretaria de Educação.

Financiado com recursos do BNDES, Banco do Nordeste e Governo Federal, o projeto foi vencedor do edital BNB de Cultura 2011 e conta com apoios das secretarias de educação das cidades de Maceió e Marechal Deodoro. As 350 caixas de leitura em formato de trem serão destinadas às bibliotecas das escolas e incluem catálogos contendo minibiografias dos autores, alem de sugestões de dinâmicas de leitura que poderão ser relacionadas a conteúdos das disciplinas escolares.

Autores e Rotas de Leitura
Os livros selecionados para compor as caixas de leitura são de autoria dos escritores Tiago Amaral, Ruth Quintela, Marijôse Albuquerque, Claudia Lins, Socorro Cunha, Leonardo Pimentel, Luciana Fonseca, Simone Cavalcante, Fátima Maia e Ricardo Cabús. A distribuição gratuita das obras é apenas uma das etapas do projeto, iniciado em janeiro com a realização de oficinas culturais e literárias para as 200 crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Formação e Promoção da Cidadania, Projeto Teteia.

As oficinas culturais realizadas na sala de leitura da ONG ocorrerão durante seis meses, sob o comando da contadora de histórias Marize Sarmento, do grupo Contadores das Carochinhas. O projeto também realizará formações literárias para mães e educadores de Marechal Deodoro nos dias 31 de março, 14 e 28 de abril e 19 de maio.  Além dessa agenda, até abril, os autores visitarão escolas de Maceió e Marechal, totalizando 50 encontros com leitores para contação de histórias e bate-papo sobre a realidade da literatura infanto-juvenil em Alagoas.

Mais do que possibilitar o acesso gratuito ao livro e à produção literária regional, o Projeto Trem das 10 – leitura a todo vapor representa uma iniciativa pioneira conduzida por uma ONG em benefício da educação pública em Alagoas, na busca de um novo lugar para a leitura. O diário do projeto, em fotos e textos, está disponível online, no blog: www.leituraatodovapor.blogspot.com
SERVIÇO
O que: Distribuição de Caixas de Leitura e lançamento oficial do Projeto Trem das 10 – leitura a Todo Vapor
Quando: 10 de março, às 10h
Onde: Centro de Formação e Promoção da Cidadania, Projeto Teteia, Marechal Deodoro

 

Veja FOTOS das oficinas culturais que acontecem desde janeiro na sede da ONG Teteia: