1ª Bienal de Brasília

Com o objetivo de estimular a criação literária, fomentar negócios e valorizar o mercado editorial brasileiro, a Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal vai promover a 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, de 14 a 23 de abril de 2012.

O escritor Ziraldo será o homenageado do evento

Sob a coordenação literária do jornalista e escritor Luiz Fernando Emediato, o evento reunirá, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, escritores de vários países, educadores, editoras, distribuidoras, empresários, jornalistas, leitores e artistas. Da programação fará parte o lançamento de livros, exibição de filmes, exposições, homenagens, encontros, apresentações musicais, teatrais e de poesia.

Dentre as atrações fazem parte a “Jornada hispano-americana”, que está sendo desenvolvida pelo jornalista, escritor e tradutor Eric Nepomuceno e o seminário “Bibliotecas – A Experiência Colombiana”, que vai apresentar as iniciativas de sucesso realizadas na Colômbia com bibliotecas públicas.

Ziraldo, um dos maiores escritores de literatura infantil brasileira, será o homenageado do evento, que contará com a participação dos escritores Paulina Chiziane (Moçambique), Germano Almeida (Cabo Verde), Abdulai Sila (Guiné-Bissau), Conceição Lima (São Tomé) e o angolano que já é quase brasileiro, Ondjaki.

Além deles, participam o nigeriano Wole Soyinka, Nobel de 1986, o mexicano Guillermo Arriaga e o nicaraguense Sérgio Ramírez.  e prestará uma homenagem a
Com entrada franca em toda a sua programação, a 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura é uma realização da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal, em parceria com o ITS – Instituto Terceiro Setor, sob a coordenação de Eduardo Cabral.