Histórias sem fronteira da Língua Portuguesa

Simpósio internancional mobiliza contadores de histórias em cinco dias dedicados ao universo da literatura

Embaixador Lauro Moreira e o escritor José Agualusa em conversa mediada por Luciana Savaget

Com uma deliciosa prosa de abertura comandanda por Rosana Mont’Alverne, foi aberta, no Sesc Copacana, a programação do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias, que até domingo, 13 de novembro, reúne autores, contadores e público da literatura brasileira.

O evento, coordenado pela produtora cultural Benita Prieto, tem programação gratuita e oficinas diversas. “Esse ano o simpósio está de cara nova, tem muitas novidades, uma feira de livros e oficinas”, disse Prieto. Essa edição do Simpósio presta homenagens ao ex-ministro da cultura, José Aparecido de Oliveira.

“Muito antes da tecnologia derrubar de vez as barreiras entre os povos, as histórias já desconheciam fronteiras”, lembrou a mineira Rosana Mont’Alverne, que encantou o público contando histórias tiradas de seu livro baú, repleto de contos de fadas.

Mediado por Luciana Savaget, o bate-papo sobre lusofonia, reuniu o embaixador Lauro Moreira e o escritor angolano José Eduardo Agualusa. Autor de nove romances e mais de 20 livros publicados no mundo inteiro, Agualusa é um dos convidados dessa edição do simpósio.

Griotizando – Num encontro com a tradição oral africana, Ângelo Torres, de São Tomé e Príncipe, presenteou o público, contando histórias acompanhado pelo músico Jose Braima Galissa, de Guiné Bissau. O escritor ministra na tarde desta quinta-feira (10), a oficina Pequenos arranjos, grandes concertos ou vice-versa. Ouvi, não ouvi.

Além das oficinas e contações, um espaço na área externa do Sesc foi criado para abrigar o Mercado da Língua Portuguesa, com espaço para leitura e feira do livro digital com a participação das editoras Aletria e Manati e um palco aberto para quem quiser contar histórias.

O ponto alto da programação promete ser a maratona de contos, que se inicia às 18h de sábado (12) e termina às 18h de domingo (13), incluindo apresentações de contadores de histórias estrangeiros e de vários estados brasileiros.