Seu José e A Verdade da Vida

Leio no ônibus, no trabalho, em casa… Não posso ficar sem ler” –  José Barros da Costa, bancário aposentado, atualmente trabalhando como porteiro numa escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Maceió

Por Claudia Lins

Ele completou 70 anos, mas sua história com os livros só começou há 21. “Sou a prova de que nunca é tarde para começar a ler”, diz seu José, como é carinhosamente conhecido pelas crianças da Escola Espaço Educar, no bairro da Ponta Verde, em Maceió.

Na escola, todos o reconhecem por esse hábito que se tornou cotidiano e parte de seu jeito de ser. Todos os dias, seu José pode ser visto, sempre na companhia do amigo livro. “Acho que o tempo que perdemos sem ler, é um tempo sem retorno”, filosofa o bancário aposentado, natural do munícipio de Palmeira dos Índios, no interior de Alagoas, e que há pouco mais de 13 decidiu viver com a família na capital alagoana.

A vida agitada de bancário não deixava sobrar tempo para a leitura, era preciso pagar as contas, correr para criar os filhos e, assim, o tempo foi passando. Um dia veio a aposentadoria, os filhos cresceram, vieram os primeiros livros, e seu José não parou mais de ler. Contou até o título de número 126, depois deixou o placar de lado e se concentrou apenas no prazer da leitura.

“Quando descobri  o quanto ler é maravilhoso, fiquei inconformado pelo tempo que passei sem leituras. Cheguei a pensar: Meu Deus, como é que eu não tive essa percepção antes?”, diz, entre sorrisos, com um jeitinho todo tranquilo, de quem sabe que na vida todas as descobertas chegam quando estamos prontos para percebê-las.

José leitor agora sonha entrar para o mundo da academia. “Meu desejo é me formar em Letras”, revela. Ele que só estudou até o Ensino Médio, está se preparando para voltar a estudar e, quem sabe, em breve cursar uma universidade.

EU LEIO perguntou a seu José:  

Que livro está lendo agora?

Seu José: A Verdade da Vida, 13º volume, Ética, de Masaharu Taniguchi. Na versão original, escreve-se: SEMEI NO JISSO. O livro tem 203 páginas. Comecei a ler na semana passada e não consegui parar.

O que  fez o senhor escolher esse livo?

Seu José: Buscando me desprender do mundo material, para o mundo virtual, estou sempre procurando títulos que me permitam o crescimento pessoal e o equilíbrio. Ler sobre ética é tentar compreender os valores morais fundamentais ao ser humano. Gosto desse tipo de leitura, que une ciência, filosofia e religião.


1 comentário

  1. Seu José é, de fato, uma pessoa admirável. Com as suas leituras, se inspira e inspira a todos nós. É um privilégio conviver com alguém assim tão especial.