Bienal das palavras e imagens

Palavras e imagens mesclam-se em oficina de ilustradores

Por Márcio Cavalcanti

A palavra é vazante, fluida, ultrapassa os limites do seu próprio grafismo e se transforma hora em imagens, hora em sons, em seres, em pessoas, em lugares. A palavra identifica, molda e ilustra. Prova disso é o trabalho resultante da oficina “Livros ilustrados – entre palavras e imagens”, ministrada pela professora Giselly Lima,  na V Bienal do Livro de Alagoas.

Alunos durante a oficina

“O trabalho com o livro ilustrado é uma nova tendência e uma importante base para a formação de sentido”, explica a professora que, na Universidade Federal de Alagoas, faz diversos trabalhos com Literatura se transfigurando em linguagens imagéticas, incluindo mídias digitas.

Na oficina, Giselly Lima expôs técnicas de ilustração e abordou teóricos dedicados à área e em sintonia com o universo da Literatura. Os participantes produziram trabalhos baseados em textos, poesias e ‘haikais’ – estilo literário de origem japonesa que se caracteriza por brevidade e síntese em micro-poemas.

Outros projetos na Academia

Giselly Lima é professora do Centro de Educação, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e desenvolve trabalhos com Literatura se articulando na formação de sentido na construção de imagens. Um desses trabalhos é o grupo “Sussurradores de histórias”, um projeto de extensão do Cedu/Ufal que leva estudantes universitários para as escolas públicas para ‘sussurrar’ Literatura aos alunos dos primeiros anos da educação básica.

 

Confira a galria de fotos da oficina!

 


1 comentário