O mundo fantástico de Ygor

Simone Cavalcante

Uma das primeiras entradas da criança no universo da leitura se dá com a história em quadrinhos (HQ). Mas para Ygor Marlon Alves da Silva, 13 anos, produzir textos e desenhos nessa linguagem é uma escolha de vida.

Desde criança, ygor cria e desenha suas histórias. Sempre gostou muito de ler os gibis do Maurício de Sousa que foi a fonte de inspiração para os primeiros rabiscos. Começou fazendo imitação dos personagens até ser aconselhado por um amigo a buscar um estilo próprio. Foi aí que nasceu O Mundo do Ygor, uma série de histórias que já está na marca de quase 150 textos escritos e ilustrados.

Para criar as histórias, ygor se concentra num banquinho com uma prancheta profissional, em que vai produzindo os enredos. A maioria das ideias é autoral. “Meu sonho é publicar e deixar nas bancas meus trabalhos até que eles possam virar desenhos animados na televisão”, confessa.

Ygor mora no Carminha, um conjunto localizado no Benedito Bentes e, por diversas vezes, tentou buscar patrocínio, mas tem muita dificuldade para isso. “Minha vontade maior é estudar e aprender a desenhar numa escola de artes, para aprender a melhorar meus desenhos, as pontuações e as ideias, e não vou desistir disso”, afirma com entusiasmo. Entre as histórias que produziu, ele destaca O Mundo do Ygor no Tênis, O Cantor, A praga, O banho.