Leitura e brincadeira

Fonte: Selo Passarada

O livro também é um brinquedo. Acreditando nisso, os autores Tiago Amaral, Claudia Lins e Simone Cavalcante decidiram lançar, no mês da criança, três livros infantis com temas que convidam ao sonho, à imaginação e à fantasia. As histórias de A casa da reinação, No reino de BELINGUNDONE e Ventania e o mapa do tesouro, editadas pelo Selo Passarada, estarão expostas no estande da Braskem, de 22 a 30 de outubro, durante a V Bienal do Livro de Alagoas, e dentro da feira, no estande do Portal Mundo Leitura.

Os livros foram produzidos pelos escritores num processo criativo que utilizou temas do universo da fábula, mitologia e infância. Cada enredo acentua um desses aspectos a partir das aventuras vividas pelos personagens principais: Tito e Lina, princesa Mel e o marujo Ventania. “Nossos livros transpõem numa linguagem ficcional a vida, em narrativas que abrem possibilidades ao encantamento e provocam também reflexões”, comenta Tiago, que além de escrever, ilustrou o próprio livro.

Os novos títulos publicados pelo Passarada, agora integram o catálogo de 10 livros do selo, todos produzidos por autores e ilustradores que atuam no mercado de Alagoas. A novidade dessa safra de lançamentos é a estreia da designer têxtil Ddaniela Aguilar, conhecida por seu trabalho com estamparias e coleções a partir de material reciclado. Os traços coloridos e abstratos Ddaniela ilustram os novos livros das autoras Simone Cavalcante e Claudia Lins.

A brincadeira literária que marca os lançamentos de Claudia, Simone e Tiago, terá vários momentos. Nos dias 22 e 23, sábado e domingo, os autores recebem o público infantil, no estande da Braskem para um bate-papo com contação de histórias. E os livros estarão à venda, todos os dias, até o final da Bienal, nos estandes Braskem e Selo Passarada, que divide o espaço com o Portal Mundo Leitura e a ONG Tetéia.

Além de participar dos lançamentos, durante a Bienal, o público poderá conhecer os enredos das novas histórias, contadas pela equipe do grupo Baú de Leitura, contadores de uma ONG do agreste de Alagoas, e se divertir na sessão de cineminha, montada no estande da Braskem, que fica localizado na entrada da feira.

Sinopses dos livros:

A CASA DA REINAÇÃO, de Tiago Amaral, conta a história de Tito e Lina, irmãos que têm todos os brinquedos que uma criança pode sonhar em seus quartos. Mas nada do que eles ganham dos pais consegue ser melhor do que passar alguns dias na casa dos avós, onde podem fantasiar o mundo e esquecer o tempo. É lá que eles também descobrem que a vida não é só feita de alegrias e que as perdas, embora tristes, podem torná-los pessoas melhores na vida adulta. O enredo questiona valores e o famoso dilema contemporâneo entre o ser e o ter, além de tocar em assuntos como autoestima e medo. 32 páginas, 24 x21cm. Faixa etária: a partir de 6 anos.

NO REINO DE BELINGUINDONE, de Claudia Lins, ilustrado por Ddaniela Aguilar. O Reino de BILINGUINDONE era um lugar muito divertido até se mudar para a vizinhança uma rainha mal-humorada que detestava ouvir som de farra. E não é que a ranzinza quis acabar com a alegria do reino! Agora para salvar BILINGUINDONE das artimanhas dela, princesa MEL terá de viajar à Terra do Tudo Pode, e viver aventuras ao lado de personagens do reino das Fábulas: o Dragão Dorminhoco, a Dona Aranha Bordadeira e o Gato Precioso. O texto ressalta a importância da alegria e da imaginação como elementos de construção do sentimento humano.

VENTANIA E O MAPA DO TESOURO, de Simone Cavalcante, com ilustração de Ddaniela Aguilar, conta as aventuras de um marujo que tem um amor muito forte pelo mar. No meio de uma viagem, ele descobre um mapa que mudará seu destino, fazendo-o percorrer novos mundos em busca de um tesouro perdido. Nessa jornada, ele visitará reinos e terras longínquas até chegar a um castelo cheio de riquezas. O que seria motivo para deixá-lo feliz, vai fazê-lo sentir mais motivado a desbravar o mar novamente. No final, uma surpresa vai mudar o curso de seu destino. O livro visita lendas, contos e mitos de várias culturas e os reconfigura no plano da ficção: o mito brasileiro dos índios caetés que muitos acreditam ter comido o bispo S ardinha; o mito bíblico de Davi e o gigante Golias; o mito de Atlântida, a cidade submersa; o mito de Pandora; a lenda da Cidade Proibida da China; a lenda mexicana da Rainha Vermelha; e Punchkin, um conto de fada indiano.

Lançamento e divulgação dos livros:

Onde: estande Braskem, na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções

e estande do Portal Mundo Leitura

Quando: 22 a 30 de outubro

Horário: 10h às 22h

Contatos: 9321-1989/ 9302-1099/ 9925-4012