O Coelho Ladrão de Livros

Toda semana, Chico, o porquinho leitor, abre sua biblioteca para compartilhar maravilhosas dicas de leitura especialmente feitas para infância e juventude!!!

LIVRO: PROCURA-SE! Coelho Carlinhos, o Ladrão de Livros 

AUTORA: Emily Mackenzie

ILUSTRAÇÕES: da autora

EDITORA: V & R

Capa Dura

FRASE DO CHICO PARA ESSE LIVRO: Para rolar de rir enquanto lê!

FRASE DO CHICO PARA ESSE LIVRO: “Reserve um tempinho com as crianças, é para rolar de rir enquanto lê!”

PROCURA-SE!

Você já viu esse coelho?

Ele está sendo procurado pelos seguintes delitos:

– Captura de romances – Saque de dicionários

– Furto de poesias – Desvio de livros de culinária e de histórias em quadrinhos 

Foi visto pela última vez nas proximidades da casa do Arthur.

Responde pelo nome de Carlinhos (nem sempre!)

Aborde com cautela (ou com alfaces e cenouras).

VOCÊ pode nos ajudar a encontrá-lo?

Juntos acabaremos com o roubo de livros!

Faça sua denúncia ao policial Pomposo na delegacia.

Editora V&R - Autora: Emily Mackenzie

Editora V&R – Autora: Emily Mackenzie

Descobri esse livro numa viagem recente que fiz e, como não poderia deixar de ser, estava eu fuçando novidades numa grande livraria que adoro, quando o encontrei. Logo de cara, a capa me chamou atenção. Comecei a ler e foi diversão à primeira vista!

Carlinhos é um leitor voraz, como eu. Desde pequeno consome livros e histórias como quem descobre pedras preciosas nas bibliotecas. Ele tem uma mania divertida, lê e faz listas classificando com cenourinhas suas leituras favoritas. Para cada livro que leu ou que ainda deseja ler, existe uma lista especialmente escrita pelo coelho Carlinhos.

Suas listas estão assim classificadas:

– Leituras do Carlinhos

– Meus Favoritos

– Preciso Ler Logo

– Para Falar com a Mamãe

– Papai Pode Gostar

– Para Falar com o Tom e a Bete

Vendo o tanto de livros lidos pelo Carlinhos, percebo que ele é na verdade, um legítimo mediador de leituras, pois não apenas lê como indica livros para toda família e para os amigos dele. Se ele topasse, bem que eu poderia convidá-lo para trabalhar na minha Escola de Leitores  do agreste.

Bichos leitores como o Carlinhos são sempre bem-vindos na minha escola, pois é de apaixonados por leitura assim que o mundo precisa. Na ficção e na realidade.

Mas só teria um probleminha! É que o Coelho Carlinhos andou lendo tanto e se apegando de uma maneira descontrolada aos livros, que começou a invadir as bibliotecas alheias e a surrupiar livros. Essa parte da história é enrolada, mas também é divertida, porque o menino Arthur vai se meter nessa história e enquadrar o Carlinhos direitinho.

Até eu me diverti bastante com as trapalhadas literárias do Carlinhos. E não foram só os bichinhos leitores do agreste que aprovaram essa história, não! Emprestei esse livro para um menino amigo meu, o Cauã, que adora ler histórias antes de dormir, e fiquei sabendo pela Luisa, mãe dele, que toda família teve que ler o livro várias vezes, porque o menino adorou as aventuras do Carlinhos.

Mas é claro que já tratei de espalhar uns cartazes com a foto do Carlinhos perto da minha Escola de Leitores para evitar que o espertinho tente aprontar alguma lá por aquelas bandas. Se bem que andei sentindo falta do meu livro Reinações de Narizinho, que anda sumido da biblioteca da Casa Azul, onde moro.

SERÁ que tem pé de coelho nessa história???

Quer uma dica de presente, ou de história divertida para ler junto com os filhos, amigos, sobrinhos, vizinhos?

Pode levar o livro PROCURA-SE! Carlinhos Coelho, o Ladrão de Livros para casa, é diversão garantida e ninguém vai querer a gargalhada de volta!

 

Quer saber quem escreveu esse texto?

Foto: Selo Passarada - ilustração de Eduardo Menezes

Foto: Selo Passarada – ilustração de Eduardo Menezes

Francisco Lobato, o Porquinho Chico, é nordestino, nascido no agreste de Alagoas. Desde pequeno adora ler e devorar livros. Clássicos, poesia, romances, quadrinhos, histórias de suspense ou terror, de tudo ele lê muito e nada escapa a seu apurado gosto literário. Ele já morou numa casa feita de livros, já deu aula em colégios particulares e públicos da floresta, mas acabou escolhendo viver na realidade o maior de todos os seus sonhos. Ser mediador de leitura. Para isso, fundou seu próprio projeto social: A Escola de Leitores, um lugar encantado onde bichos, crianças e seres sensíveis, se reúnem para ler, ouvir e contar histórias.

Quando não está brincando com os livros nessa escola, Chico escreve em seu escritório na biblioteca da Casa Azul, onde mora com seus irmãos Zé e Frederico, num sítio próximo a cidade de Arapiraca, herança de família.

O convite para ser colunista em Mundo Leitura chegou num importante momento na vida desse porquinho, ele agora está escrevendo seu primeiro livro para crianças. Enquanto isso, nos intervalos de mediar e criar leituras, ele lê e vive fuçando novidades nas livrarias por onde passa.