Autores de Pernambuco agitam o Ler é Minha Praia

cartaz ler (3)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Convidados especiais prometem um dia inesquecível de lazer literário na orla de Ponta Verde

A terceira edição do Ler é minha praia traz contadores de histórias e leitura à vontade para quem visitar a orla de Maceió, no próximo domingo, 4 de janeiro, na rua fechada de Ponta Verde. Escritores e convidados especiais de Pernambuco e Alagoas, prometem agitar o dia de lazer literário com produções diversas. Entre os convidados estão os autores Lenice Gomes, Severino Rodrigues, a contadora de histórias Ana Barbalho, de Pernambuco, e os escritores alagoanos Fátima Maia e Tony Ferr, que participam do evento apresentando seus novos livros. A programação, aberta ao público, começa às 9h e se estende até às 16h.

A autora Lenice Gomes lança Vozes do Sertão

A autora Lenice Gomes lança Vozes do Sertão

Com trajetórias bem diferentes no universo da literatura, os autores convidados pretendem partilhar com crianças e adolescentes suas produções. A escritora Lenice Gomes já publicou mais de 50 livros, muitos premiados nacionalmente e adotados em programas nacionais de educação. Ela vem lançar, pela primeira vez em Alagoas, o livro Vozes do Sertão (Cortez), da qual é autora e organizadora. Dividindo o palco dos lançamentos, a atriz, contadora e autora portuguesa Clara Haddad, apresenta aos leitores Histórias de quem conta Histórias, livro que escreveu junto com Lenice Gomes.

O jovem pernambucano Severino Rodrigues é um dos convidados especiais dessa edição

O jovem pernambucano Severino Rodrigues é um dos convidados especiais dessa edição

Os jovens autores estreantes Severino Rodrigues e Tony Ferr apresentam seus romances Sequestro em Urbana (Cortez) e Um gesto de amor – o que você faria por alguém que ama? (Selo Jovem), respectivamente. Tony escreveu o livro depois que passou a frequentar a biblioteca volante do BiblioSesc, no bairro Graciliano Ramos. O romance escrito pelo pernambucano Severino é voltado aos públicos adolescente e juvenil e conta a história do sequestro do filho do dono de um importante jornal. Pedro, amigo do rapaz, é quem decide investigar a trama. Os suspeitos são: um jornalista cultural, o editor do caderno de esportes e uma jovem apresentadora de telejornal.

O alagoano Tony Ferr lança seu primeiro romance

O alagoano Tony Ferr lança seu primeiro romance

Cantando e encantando leitores

 Ponto alto da programação de domingo, os momentos de contação de histórias incluem tramas para leitores de várias idades. As narrativas cantadas são outra atração do projeto. E para cantar e contar histórias a autora alagoana Fátima Maia estará apresentando ao público canções que brincam com os personagens de seus livros A história de Tatibitati, Tatibitati e Os Mitos da Floresta e Criar e Recrear. Outra presença marcante será a do ilustrador alagoano Fellipe Ernesto que participa de um bate-papo com crianças sobre seu processo criativo.

A alagoana Fátima Maia canta e conta histórias

A alagoana Fátima Maia canta e conta histórias

Além da presença dos autores e autoras convidados, diversas contadoras de histórias voluntárias animarão a programação do domingo, como as professoras Suely, Cris e Franklane, a psicóloga Adriana Pitta, os atores Márcia Mariah e Julien Costa. De Garanhuns, Pernambuco, a contadora de histórias Ana Barbalho, contará o livro Ouvindo as Conchas do Mar, do escritor Luciano Pontes.

O projeto Ler é minha praia é uma realização do Portal Mundo Leitura e do premiado Programa Leitura Viva da Escola Espaço Educar e conta ainda com uma pequena feira de livros infanto-juvenis e o caminhão Bibliosesc, que oferece opções gratuitas de leitura. O primeiro domingo do ano marca encerramento da primeira temporada deste projeto de circulação literária.

 

A pernambucana Ana Barbalho é mais uma contadora especialmente convidada

A pernambucana Ana Barbalho é mais uma contadora especialmente convidada

 

 

Confira a programação do domingo 4 de janeiro:

9h – Feira de Livros e presença do Bibliosesc

Equipe Leitura Viva – tias Suely e Cris contam: Na Venda Tem, de Nye Ribeiro

9h30 – Franklane conta Só Um Minutinho, de Ana Maria Machado

10h – Ouvindo as Conchas do Mar, livro de Luciano Pontes contado pela professora Ana Barbalho – Garanhuns (PE)

10h30 – Cantos e Encantos com  autora portuguesa Clara Haddad

11h – A autora pernambucana, Lenice Gomes, conta histórias e lança o livro Vozes do Sertão, Cortez Editora, em coautoria com Claudia Lins e outros autores

12h – Equipe Leitura Viva conta: A tampa do céu, de Adriana Falcão e Quem parte reparte, de Tatiana Belinky

12h30 – O autor Severino Rodrigues apresenta o livro: Sequestro em Urbana, Cortez Editora

13h – Adriana Pitta conta O príncipe sem sonhos, livro de Márcio Vassalo

13h30 – Literatura em Sesc Service: Salada de pomas infantis com Julien Costa

14h – Contos de encantar, com a atriz Márcia Mariah

14h30 – Papo de ilustrador com Fellipe Ernesto

15h – O autor Tony Ferr apresenta seu livro: Um gesto de amor – o que você faria por alguém que ama

15h30 – Rádio Educar: Cantos e Contos com a autora Fátima Maia

16h – Encerramento

Clara Haddad-contadora

Serviço

Ler é minha praia

Data: 4 de janeiro

Hora: Das 9h às 16h (domingo)

Local: Rua fechada da Ponta Verde (próximo à Barraca Kanoa)