Barco-museu Karandash passará por reforma

Trabalhos de restauro dão início aos preparativos do projeto Cinema no Balanço das Águas -Segunda Edição

O museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea deu o seu primeiro passo em direção ao projeto “Cinema no Balanço das Águas – Segunda Edição”, que acontecerá em dezembro próximo, mais uma vez nos povoados Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, e Entremontes, em Piranhas – ambas as comunidades localizadas no baixo rio São Francisco, sertão alagoano. Neste primeiro momento, a antiga embarcação Santa Maria, que fazia o transporte de passageiros antes de ser transformada em museu flutuante, precisará ser restaurada.

“O barco museu vem sofrendo a ação do tempo e da natureza, com desgastes tanto na pintura quanto na sua estrutura. Por esse motivo, passará por uma pequena reforma nos itens casco, pintura e restauração das obras de arte fixas”, informa a artista visual Maria Amélia Vieira, responsável pelo museu Coleção Karandash. Ela foi até Pão de Açúcar no feriadão para dar início a esses trabalhos. Junto com o marido e sócio Dalton Costa, verificou as condições do barco, conversou com os artistas populares da Ilha do Ferro e deu início aos contatos com a prefeitura municipal, que apoia a ação cultural do barco-museu, este ano recebendo mais uma escultura de madeira – desta vez assinada por José de Tertulina, o notório artista e pedreiro da Ilha do Ferro, conhecido também como Zé Crente.

“É uma grande escultura do Zé chamada ‘A Gata Borralheira’ – ele ainda está trabalhando na pintura dela”, explica Amélia, que providenciou a restauração de outras peças inseridas no barco desde a primeira jornada em 2008, com o projeto inicial “Museu no Balanço das Águas”. São obras de grandes artistas populares da região, como o ‘Marinheiro’, de Resêndio (Porto Real do Colégio), os dois cataventos de Zezinho (Arapiraca) e a imponente ‘Carranca’ do Véio (Nossa Senhora da Glória/SE). Também no acervo do museu flutuante da Coleção Karandash, o trabalho em ‘rendedê’, ‘boa noite’, ‘ponto de cruz’ e outros bordados feitos por senhoras de Penedo, Porto Real do Colégio, Piranhas (Entremontes) e Pão de Açúcar (Ilha do Ferro).

O projeto “Cinema no Balanço das Águas – Segunda Edição” é patrocinado pelo Programa de Cultura do Banco do Nordeste e BNDES e recebe o apoio do Sebrae, Sesc e prefeituras municipais de Pão de Açúcar e Piranhas. As oficinas – de fotografia, cinema, cenografia e cinema de animação – serão realizadas durante seis dias de dezembro (7, 8 e 9 na Ilha do Ferro; 9, 10 e 11 em Entremontes); as inscrições entre crianças, jovens e adultos dessas duas comunidades já começaram.

“A expectativa  de mais uma ação de arte educativa na paisagem do baixo São Francisco”, afirma Maria Amélia, “estimula os moradores de todas as idades da região. O projeto pretende promover conhecimento, interação e amorosidade entre os habitantes das regiões contempladas”.

 

ARGONAUTAS DO SÃO FRANCISCO

Documentário produzido para o projeto Museu no Balanço das Águas, coordenado pela Galeria Karandash e patrocinado pelo BNB Cultural 2011, revela cenários do rio São Francisco.

Clique aqui para ver o vídeo que conta a história do projeto!

 

 

Veja Fotos de outras etapas do projeto!