Contos tradicionais africanos

ROGÉRIOPor Rogério Andrade Barbosa

Se contar histórias é a arte de contá-las de novo, reconto, então, o porquê do meu interesse e longos anos dedicados às pesquisas e recolhas dos contos tradicionais africanos.

O meu grande sonho, desde menino, era viajar. Conhecer o mundo que já conhecia através das páginas dos livros, que eu, maravilhado, lia com avidez.

Agora, quem diria, graças aos meus livros publicados, viajo o tempo inteiro, pesquisando, ministrando palestras e, principalmente, recolhendo histórias no Continente Africano.

Tudo começou, quando, como professor-voluntário a serviço das Nações Unidas, tive a oportunidade de trabalhar durante dois anos em Guiné-Bissau, na África. Uma experiência inesquecível, que mudou a minha vida totalmente. Daí a minha fascinação pelos contos, lendas e fábulas africanos.

Em terras africanas a tradição oral cumpre um papel semelhante ao das bibliotecas e arquivos. Assim, os contadores de histórias, donos d memória prodigiosa, verdadeiras enciclopédias vivas, são os encarregados de perpetuarem a tradição e a história de seus povos.

Os escravizados, que durante vergonhosos séculos foram trazidos em navios negreiros para o Brasil, nos legaram, entre tantas coisas, as suas histórias. Portanto, a influência e a disseminação da literatura oral africana no Brasil é um valioso objeto de pesquisa.

Livros sobre temas africanos ou afro-brasileiros passaram a ter destaque a partir da publicação da lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas.

Somos, sabidamente, um país complexo e multicultural, portanto, as diferenças culturais devem se valorizadas, e não ignoradas ou alvo de discriminação. Nesse aspecto, os livros dedicados ao público infanto-juvenil têm um papel fundamental: o de contribuir para que o jovem leitor sinta-se orgulhoso de pertencer a um povo ou minoria étnica, seja ele qual for, ao mesmo tempo em que as outras crianças e adolescentes devem aprender a respeitar as individualidades, as contribuições e os valores de uma cultura diferente da sua.