ARACAJU no Ler é Minha Praia

Oficinas literárias realizadas em dois dias de encontros reuniram crianças e educadores na Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar como parte do circuito Ler é Minha Praia em Aracaju

ARTE FACE

Durante dois dias, sexta e sábado, 22 e 23 de janeiro, crianças e adultos participaram dos encontros literários gratuitos promovidos pelo projeto Ler é Minha Praia Brincando com os Livros Infantis, oficinas com diversas dinâmicas inspiradas em jogos de praia. Os eventos, realizados na BIAFA, Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar, no bairro 13 de julho, em Aracaju, mobilizou dezenas de pessoas. A proposta, segundo as autoras Claudia Lins e Simone Cavalcante, que realizam o projeto, era permitir que os dois públicos pudessem brincar com a literatura e a criar novas possibilidades de intervenção criativas ao ato de ler.

Como grata surpresa, o que as escritoras viram acontecer na capital sergipana foi uma verdadeira celebração da leitura, com leitores infantis e adultos repletos de referências sobre autores e obras, reunidos num espaço vivo, onde os livros e a literatura encontram acolhida e ganham asas.

As autoras Claudia Lins e Simone Cavalcante

As autoras Claudia Lins e Simone Cavalcante

“Retornamos para Alagoas com um misto de sentimentos e bastante inspiradas para continuar levando esse projeto adiante, pois aqui em Aracaju encontramos um terreno fértil para a leitura. Aqui há pessoas que valorizam sua cultura, dispostas a trocarem experiências de suas jornadas como mediadores e contadores de histórias,  a aprender e a inovar sempre, e o que é mais gratificante, encontramos nessa biblioteca e na figura da Cláudia Stocker como responsável pela equipe que conduz esse belo trabalho, um jardim de infinitas possibilidades para semear a leitura. A BIAFA representa um espaço vivo onde não só crianças, mas educadores e adultos, podem viver o prazer de ler. Desejamos que os responsáveis pela Cultura nesse estado percebam ainda mais esse incrível potencial e multiplique a experiência dessa biblioteca para outras existentes em Sergipe”, disseram as autoras Claudia Lins e Simone Cavalcante, que nos próximos dias 29 e 30, chegam a Recife para cumprir novo circuito de três oficinas na capital pernambucana.

Sobre o nível de excelência leitora e as muitas referências culturais e de valorização dos escritores regionais citadas pelos participantes do encontro de sábado, Claudia e Simone também declaram satisfação e um imenso prazer pela troca de experiências.

As crianças que frequentam essa biblioteca também nos impressionaram por sua desenvoltura, pela fluência com que falaram de seus livros e autores, e tudo isso mais uma vez comprova o que um espaço vivo de mediação literária é capaz de promover. Esperamos de verdade que a partir de nossa passagem por aqui, essas crianças retornem muito mais vezes para reencontrar seu espaço nesse pedacinho de universo da leitura“.

Crianças são acolhidas na biblioteca com contação de histórias

Crianças são acolhidas na biblioteca com contação de histórias feita pela mediadora Suely Martins

Projeto aprovado no edital Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, MINC, o Ler é Minha Praia Brincando com os Livros Infantis, cumpre um circuito de 12 oficinas, que se encerra no próximo dia 30. Além das autoras Claudia Lins e Simone Cavalcante, uma mediadora de leitura acompanha as atividades desenvolvidas em cada cidade. Os nomes dados aos jogos que conduzem as dinâmcias são: Embolada LiteráriaCastelo Ilustrado, Luau de Recontos, Repente de Histórias e Surfando nos Livros. Todas as dinâmicas procuram despertar o protagonismo e o prazer de ler.

Crianças e adultos redescobrem novas maneiras de interagir com a leitura e a escrita, se divertem, criam, tornam-se autores também. As experiências vivenciadas em todo circuito são compartilhadas no portal Mundo Leitura, espaço virtual sem fins lucrativos criado pelas duas autoras para divulgar projetos e ações literárias, autores e suas obras.

Um projeto como esse, que trabalha possibilidades dinâmicas de intervenção com a leitura, é muito interessante e será bastante produtivo para enriquecer o trabalho que nossos profissionais de Sergipe já realizam. Para a gente foi um grande prazer ter recebido um projeto como esse aqui na Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar”, definiu a coordenadora, Cláudia Stocker.

Educadores brincam o jogo da Embolada Literária, onde compartilham autores e seus livros favoritos

No jogo da Embolada Literária, educadores compartilham autores e seus livros favoritos

Nos depoimentos de outros educadores, arte-educadores, bibliotecários e contadores de histórias que passaram pela oficina do dia 23 de janeiro, a sensação compartilhada parecia a mesma.

Hoje está sendo um dia rico para mim, sei que vou levar muitas coisas boas daqui para o meu cotidiano em sala de aula”, falou a professora Ana Sílvia.

O mesmo entusiasmo, foi compartilhado pela professora Cristiane Menezes, há algum tempo fora da sala de aula e que agora retorna no ano letivo de 2016 tendo a leitura como um elemento de conexão com seus estudantes.

“Considero essa experiência maravilhosa. Aprendi coisas novas e levo daqui esse conhecimento comigo para a sala de aula”, disse ela.

Nas palavras da bibliotecária Maria Caitana, uma satisfação que muitos participantes fizeram questão de demonstrar, ao final da oficina, destacando o importante trabalho de promoção literária desenvolvido pela BIAFA:

É muito interessante você estar num ambiente onde o intuito principal é promover a leitura, e se torna gratificante compartilhar dessa experiência no meio de tantas pessoas com formações diversas mas que estão juntas pelo mesmo propósito que é levar a leitura e o conhecimento para todos sem distinção. Então agradeço a todos por essa oportunidade e espero que seja o primeiro de muitos encontros“.

O educador Cristiano e sua parceira de dupla na apresentação do Luau de Recontos

O educador Cristiano e sua parceira de dupla apresentando o jogo: Luau de Recontos

Cristiano, que lida com crianças e adolescentes do 1º ao 6º ano do ensino fundamental, considerou as experiências vivenciadas durante o encontro como excelentes para incrementar o trabalho de mediação literária que já realiza em sala de aula. Ele que também integra um grupo de contadores de histórias, destacou os momentos de reconto criativo e musicais como importantes estratégias para incentivar à leitura entre crianças e adolescentes.