Livro Voador - viaje nas asas da leitura

PINTURAS QUE VIRAM POESIA

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)...

A literatura sempre andou de namoro com a pintura! Mas, normalmente, o texto surge primeiro e o ilustrador vem depois.
Neste livro, o escritor Elias José inverte o processo: seleciona quadros do pintor Gustavo Rosa, e a partir deles, cria poemas, que na verdade são também pequenas histórias. Aqui, as ilustrações vieram antes do texto!
Os poemas deste livro são chamados de limeriques, um tipo especial de poemas, inventado pelos ingleses. São cinco versos, o primeiro rimando com o segundo e o quinto, e o terceiro rimando com o quarto verso, que são mais curtos. O grande poeta dos  limeriques foi o inglês Edward Lear.

Ele tornou famoso esse tipo de poema, e deu a eles a principal característica: serem bem malucos e engraçados!

Veja este: “O PALHAÇO VOADOR”
‘Depois de tanta doideira e confusão…
Depois de cair com a cara no chão,
torcer pernas e o nariz,
o palhaço partiu feliz…
Ganhou asas e virou palhaço-avião…’

O livro tem 17 limeriques para 17 quadros do pintor Gustavo Rosa. O autor do texto, baseado nas pinturas,

fala de solidão, vaidade, amor, animação, esperteza e vários outros sentimentos. Explora, figuras como a galinha que põe ovos de ouro, a mulher mergulhadora, o surfista, o baterista, etc. O tom de brincadeira e invenção acompanha cada um dos poemas e as soluções, por vezes, são inesperadas, o que dá todo o encanto!

Gustavo Rosa, o pintor dos quadros, é paulista e um dos principais nomes das Artes Plásticas Contemporânea, no Brasil. Seus quadros exploram a realidade, o cotidiano, e quase sempre apresentam personagens rechonchudos, com muita graça e com bastante simplicidade. Seu traço é inconfundível.

Esse casamento perfeito, entre pintura e poesia, é arte, da melhor qualidade, para ser espalhada por aí, aos quatro ventos!

JOSÉ, Elias. Limeriques para pinturas.

Il de Gustavo Rosa.

São Paulo, Noovha América, 2007. 40 p.

R$ 23,00

O que posso ganhar lendo este livro?
Perceber como os quadros contam histórias, que podem ser lidas de várias formas, como fez Elias José, com as pinturas de Gustavo Rosa. E quem sabe brincar de fazer o mesmo, com outros quadros famosos? Descobrir o que é um limerique e quem foi seu grande propagador! Perceber como o tom da brincadeira, as invenções absurdas e amalucadas agradam o pequeno leitor. Comparar a arte deste pintor com a arte do colombiano Fernando Botero, por exemplo.

Celso Sisto, autor deste texto, também é Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país.