Livro Voador - viaje nas asas da leitura

Amizade Antiga

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)...

Celso Sisto*

Este espaço é para falar de livros infantis e juvenis. Bons livros, claro. Livros que se destacam tanto pelo texto quanto pelas ilustrações e, que, por isso mesmo, podem e devem fazer parte da biblioteca dos pequenos e jovens leitores. Vale pedir o livro de presente para os pais, para os avós, para os padrinhos, para o professor ou para a biblioteca da escola! E vale acompanhar também, a cada quinzena, as dicas desta coluna, para formar a sua própria biblioteca de livros altamente recomendáveis!

BIBIAN, Simone. O menino, o cachorro. Rio de Janeiro, Manati, 2006. 36 p.

 

AMIZADE ANTIGA

Desde que o mundo é mundo, meninos são amigos de cachorros e cachorros são amigos de meninos! Par perfeito para o crescimento saudável de uma criança, que, com essa convivência tem a oportunidade de descobrir o valor da amizade, do carinho, da proteção e da responsabilidade pela vida do outro, no caso, a vida do animal de estimação!

Este livro conta justamente a história de um menino que sonhava em ter um cachorro e de um cachorro que sonhava em ter um menino! Faltava, na vida do menino,  um animal de estimação. Para o cachorro, faltava um menino de estimação! E os dois querem tanto, que fazem tudo para conseguir! Um dia, batem à porta da casa do menino, e quando ele vai atender…

O texto é simples, as frases são curtas e todas as letras estão em maiúscula, ideal para quem está aprendendo a ler!

O leitor tanto pode começar a leitura por um lado do livro quanto pelo outro, pela capa da frente ou pela capa detrás. Tanto faz! De um lado a história é a do menino. Do outro lado a história é a do cachorro. E as histórias se encontram no meio do livro, exatamente quando tocam a campainha na casa do menino! Mas esse encontro seria o fim ou o início de uma outra história, que o livro não conta?

A autora estreou com este livro, que também ganhou o prêmio “O melhor para a criança – prêmio Ofélia Fontes”, em 2006, concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). A ilustradora é a veterana Mariana Massarani, uma das mais premiadas do país, com seu traço simples e inconfundível, seu colorido forte, seus desenhos cheios de fundo branco e minúcias.

Do texto à ilustração, do branco à cor, sai fortalecida a amizade entre meninos e cachorros, com livro no meio, para temperar!

O que posso ganhar lendo este livro?
Conhecer um livro premiado; conhecer uma nova escritora; se divertir com os desenhos da Mariana Massarani; ter vontade de proteger os animais; ver que todo mundo – gente ou bicho - precisa de amigos!

Celso Sisto, autor deste texto, também é Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país.