Santiago sedia Feira literária

A 31ª Feira Internacional do Livro de Santiago (FILSA), no Chile, acontece de 28 de outubro a 13 de novembro de 2011. O Centro Cultural Estação Mapocho será a sede do evento que pretende envolver 400 escritores e mais de 500 atividades culturais. Este ano, a Feira homenageia, como país convidado, a Bolívia, numa série de homenagens a países da América do Sul: México (2004), Peru (2006), Brasil (2007), Colômbia (2008), Argentina (2009) e o próprio Chile (2010).

Na programação, além de contação de histórias, bate-papos, palestras, oficinas e apresentações artísticas de música e teatro, o evento destaca como novidade principal a inauguração do Salão do Livro Digital. Segundo a Câmara Chilena do Livro, a ideia do Salão é promover as diversas formas de manifestação cultural por meio das novas tecnologias para contribuir com a difusão do meio digital em todo o país.

O Salão acontece no hall central da Estação e terá como temas de discussão o sistema de impressão em baixa demanda, os e-books e as editoras e livrarias digitais. Para a organização da atividade, trata-se de uma iniciativa pioneira no Chile que amplia as perspectivas para uma verdadeira revolução no acesso à literatura. Quais as vantagens e desvantagens do livro digital no mercado editorial são questionamentos que também serão levantados no Salão.

Assim como outras feiras literárias, o evento reunirá um público diversificado, com destaque para a preocupação com o segmento estudantil. Para isso, a Feira literária abre inscrições gratuitas para escolas participarem gratuitamente das atividades culturais, nas chamadas “Visitas programadas para estudantes”.

 

Período de realização da Feira: de 28 de outubro a 13 de novembro de 2011

Onde: Centro Cultural Estação Mapocho (Estação Cal e Canto, Linha 2 do metrô)

Horário: Segunda a quinta, de 14 às 22h, sexta, de 12 às 22h, sábado e domingo, de 11 às 22h

Informações:

info@filsa.cl