Leitura compartilhada

A primeira parcial da Campanha Livro presente pra sempre arrecadou, durante a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, 200 obras de ficção infantil e infanto-juvenil. Os livros doados serão destinados ao Projeto Baú de Leitura, que desenvolve ações de formação de leitura no interior do Estado. O levantamento das doações foi concluído na noite do dia 30 de outubro, no Centro de Convenções, em Jaraguá.

Fátima Araújo e Jackeline Saturnino recebem das mãos de Claudia Lins primeiros exemplares da Campanha

“Algumas crianças, quando motivadas a participar da campanha, deixaram transparecer seu apego pelos livros, o que de alguma forma mostra um avanço na conquista de um lugar para a leitura em sua vida, no entanto, é preciso ter desapego e compreender que o livro pode fazer outras pessoas felizes, numa espécie de leitura compartilhada”, destaca Claudia Lins, uma das ildealizadoras da campanha. Além das doações dos visitantes da Bienal, alguns expositores também contribuíram, como foi o caso da Distribuidora Macdil e da Imprensa Oficial que compartilhou exemplares da Coleção Coco de Roda de livros infantis.

Na segunda semana de novembro, serão disponibilizadas caixas coletoras na agência dos Correios da Rua do Sol, na Braskem, localizada no Pontal da Barra,  e no ginásio do Colégio Santa Úrsula, na Ponta Verde. Os interessados em contribuir devem seguir algumas exigências: podem doar apenas livros de literatura infantil ou infanto-juvenil. Não serão aceitos livros didáticos ou de outros gêneros, bem como títulos mofados, rasgados ou em péssimas condições. Os livros arrecadados, dessa vez, terão como destino a biblioteca do Projeto Tetéia, em Marechal Deodoro, ONG voltada ao fomento da cidadania, dirigida pela advogada Marluce Rodrigues.

Criada para incentivar a multiplicação de boas histórias e a formação de acervos para salas de leitura de comunidades brasileiras, a  campanha Livro presente pra sempre  pretende fazer do livro um objeto cotidiano, beneficiando crianças e adolescentes de projetos de leitura no Estado. A Campanha, idealizada pelo Selo Passarada, conta com o apoio dos Correios, da Braskem, Gráfica e Editora Grafmarques, além de voluntários.