V Bienal Internacional do Livro de Alagoas espera público de até 200 mil pessoas
Graça Carvalho
Fonte: site da Ufal

Vice-Reitora eleita, Rachel Rocha, Sheila Maluf, Reitora Ana Dayse Dorea e Secretário de Estado da Cultura Osvaldo Viégas
A programação e a mega estrutura da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontecerá de 21 a 31 de outubro próximo, no Centro de Convenções de Maceió, foram apresentadas na manhã de terça-feira, 27 de setembro, num café da manhã que reuniu profissionais da imprensa, escritores alagoanos, autoridades, patrocinadores, parceiros e apoiadores do evento.
Tendo como patrono o jornalista alagoano Audálio Dantas e integrada à programação de aniversário de 50 anos da Universidade Federal de Alagoas, realizadora do evento, a Bienal deve receber um público estimado de 180 a 200 mil pessoas, que vão circular durante os nove dias do evento, numa área total de mais de 6 mil metros quadrados.
“A Bienal é o grande momento da literatura alagoana e da democratização do acesso à cultura, por meio de uma série de atividades gratuitas, especialmente planejadas para proporcionar a interação do público alagoano e de pessoas de fora do estado que já vêm incluindo o evento na sua agenda”, destacou a reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea, ressaltando ainda que a continuidade e o crescimento progressivo do evento têm sido um estímulo ao mercado literário local em suas mais diversas áreas.
Durante a apresentação do evento, a professora Sheila Maluf, diretora da Editora da Ufal (Edufal) e responsável pela concepção e execução do evento, desde 2003, enfatizou que a Bienal alagoana é o único do gênero no país montando por uma universidade e com a preocupação de garantir acessibilidade às pessoas com deficiência. Segundo ela, serão 14 oficinas de literatura inclusiva, nas mais diversas modalidades, voltadas para portadores de deficiências intelectuais e múltiplas.
“A cada ano, procuramos aperfeiçoar o evento e agregar novidades a exemplo da inserção das diversas academias literárias, que esse ano integram a nossa programação e de atrações paralelas entre as quais o Túnel do Livro, uma estrutura climatizada de três metros de altura, com atores e contadores de histórias, que certamente, atrairá a atenção dos pequenos leitores”, adiantou Sheila, lembrando também do palco “Livro Aberto”, direcionado a crianças, e do Espaço Gourmet, onde chefes de cozinha vão dar um show à parte de literatura grastronômica. Outro evento paralelo previsto é o Encontro Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), que além de fortalecer ações de estímulo à leitura, possibilitará aos gestores de bibliotecas públicas, comunitárias e rurais do país a conhecer e visitar a Bienal.
Programação
Quem pretende encarar a programação da Bienal deve ir logo separando um tempo razoável para aproveitar ao máximo toda uma gama de atividades previstas. Serão 102 palestras, 57 oficinas, 315 lançamentos, quatro seminários, um simpósio, 22 mesas redondas, um fórum, performances, espetáculos e de histórias. Tempo extra também será necessário para percorrer os 147 estandes, onde estarão expostos 22 mil títulos locais, nacionais e internacionais, de mais de 500 editoras universitárias e comerciais.
Grandes nomes da literatura alagoana e nacional, alguns já conhecidos do público, outros estreantes na Bienal, também vão bater papo com os leitores nas salas “Audálio Dantas”, Luitgarde Barros”, “José Marques de Melo”, “Manoel Correia de Andrade”, “Lêdo Ivo” e “Nise da Silveira”; no Café Literário e na Oficina do Escritor, além da Praça de Autógrafos, um ponto de encontro com autores independentes. Juntam-se a eles, autores internacionais italianos, que vão ter seu país homenageado pela Bienal, em alusão às comemorações oficiais do Momento Itália – Brasil (MIB) 2011/2012, além de autores do México, Peru, Portugal, França e Colômbia. Saiba quem são os autores e os detalhes da programação no site.
Deixe um comentário