A vez e a voz da literatura infantil

totem a vez e a voz

O projeto A vez e a voz da literatura infantil – o que escrevem e pensam seus autores, patrocinado pela Bolsa de Fomento à Literatura da Biblioteca Pública Nacional e Ministério da Cultura (Minc), reunirá 13 escritores de literatura infantojuvenil brasileira num circuito de rodas de conversa e lançamentos de livros por cinco capitais do país. Os encontros acontecem nos meses de março e abril em universidades e faculdades das cidades de Porto Alegre (18), São Paulo (21), Belo Horizonte (29), Rio de Janeiro (1º) e Recife. Participam do coletivo os autores: André Neves, Lenice Gomes, Rogério Andrade Barbosa, Rosinha, Lúcia Hiratsuka, Denise Rochael, Márcio Vassallo, Celso Sisto, Ninfa Parreiras, Claudia Lins, Rosana Mont´Alverne, Simone Cavalcante e Paula Browne (seguir ordem do slide acima).

As rodas de conversa gratuitas e com direito a certificado de participação são voltadas a educadores e estudantes universitários.

Para se inscrever nas rodas de conversa, basta clicar nos links da respectiva Ficha de Inscrição

Ficha de Inscrição  Porto Alegre – 18 de março

Roda de conversa com André Neves, Celso Sisto, Claudia Lins e Simone Cavalcante

Hora: 14 às 16h 30 – Local: Auditório da Faculdade Mario Quintana – Famaqui – Rua Baronesa do Gravataí, 123

Roda de POA 18 de março

 

Ficha de Inscrição  São Paulo – 21 de março 

Roda de conversa com Lúcia Hiratsuka, Paula Browne, Claudia Lins e Simone Cavalcante

Hora:  14 às 16h 30  Local: Auditório da Universidade Anhembi Morumbi. Av. Roque Petroni Jr., 630Morumbi

Roda São Paulo 21 de março

Ficha de Inscrição Recife – 22 de março

Roda de conversa com Lenice Gomes, Rosinha, Claudia Lins e Simone Cavalcante.

Hora: 9h às 11h 30  Local: no auditório do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – à margem da Rodovia BR 101. Ao entrar no campus da UFPE, o CE fica na Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária.

 

Roda de Recife 22 de março

 

Ficha de Inscrição   Belo Horizonte – 29 de março

Roda de conversa com Denise Rochael, Rosana Mont’Alverne, Claudia Lins e Simone Cavalcante

Hora: 9h 11h 30 – Local: Auditório Neidson Rodrigues, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – Campus Pampulha. Av. Antônio Carlos, 6.627 – Pampulha.

Roda de BH 29 de março

Ficha de Inscrição  Rio de Janeiro – 1 de abril

Roda de conversa com Márcio Vassallo, Ninfa Parreiras, Rogério Andrade Barbosa, Claudia Lins e Simone Cavalcante

Hora: 9h às 11h 30 – Local: Auditório Vera Janacopulos, prédio da Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Av. Pasteur, 296, Urca

Roda Rio de Janeiro 01 de abril

 

Temas das Rodas de Conversa

Os autores do projeto A vez e a voz da literatura infantil – o que escrevem e pensam seus autores pretendem dialogar com o público sobre sua trajetória literária, processo criativo, importância da literatura infantil e desafios para formar novos leitores.  Todos os conteúdos discutidos durante os encontros constam em um livro que será distribuído gratuitamente aos participantes, no dia do evento. A publicação reúne biografias dos autores, resenhas e artigos sobre as ideias debatidas.Capa_A_vez_e_a_voz

Para escrever o livro tema do projeto, os 13 autores utilizaram diferentes gêneros: crônica, artigo e narrativa poética. Eles expressaram suas inquietações, expectativas e memórias sobre criação, recepção e formas de mediar leituras.

“Nossa proposta é divulgar a produção do coletivo, estimulando a construção de novos olhares sobre a literatura para a infância. Queremos convidar os jovens em formação e também os educadores a refletir sobre a bibliodiversidade da literatura infantil brasileira e a compartilhar com os autores seus diferentes modos de ver, sentir e analisar o universo da literatura infantil”, explica a jornalista e escritora alagoana Simone Cavalcante, bolsista do Minc e uma das organizadoras do projeto, ao lado da autora Claudia Lins.

O projeto A vez e a voz da literatura infantil fez parcerias com faculdades e universidades que possuem cursos nas áreas de Letras, Educação, Biblioteconomia, Artes Visuais e Design e desenvolvem estudos, pesquisas e publicações que tocam diferentes campos do livro e da leitura, e com as editoras Cortez, Paulinas, Rocco e Aletria. Foram contempladas a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Anhembi Morumbi, Faculdade Mario Quintana (Famaqui), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com seu Programa de Educação Tutorial – PET Letras, e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do CEALE – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita.

 

Coletivo A Vez e a Voz

Os autores do projeto atuam em diferentes regiões do país, escrevendo livros, ilustrando, realizando palestras, oficinas e consultorias literárias. André Neves, Rosinha, Lenice Gomes, Rogério Andrade Barbosa e Celso Sisto já ultrapassaram mais de 40 trabalhos publicados. Lúcia Hiratsuka, Paula Browne, Claudia Lins, Ninfa Parreiras, Denise Rochael, Márcio Vassallo, Simone Cavalcante e Rosana Mont´Alverne vão trilhando suas carreiras, publicando por várias editoras nacionais e regionais.

Alguns destes autores receberam premiações respeitadas  na área, como o Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Prêmio Jabuti, Açorianos; além de integrarem listas internacionais como The White Ravens, da Biblioteca de Munique, na Alemanha, e a Lista de Honra do IBBY – Internacional Board on Books for Young People, na Suíça.

 

A ideia de reunir os 13 nomes no projeto partiu das amigas e autoras Claudia Lins e Simone Cavalcante, que já os conheciam de bienais, salões e outros eventos literários. “Utilizamos critérios afetivos e biográficos, mas nosso desejo maior era reunir profissionais engajados com as transformações do sistema literário, com a formação do público, o respeito aos direitos do autor e as garantias do direito à leitura”. Com a bolsa de fomento à literatura, elas puderam viabilizar as rodas de conversa e o livro do projeto.

Contato: projetos@mundoleitura.com.br

 

 

 

 


4 comentários

  1. Olá,
    sou artista e ilustradora, adorei o projeto e gostaria muito de fazer parte destas rodas de conversa, a vez e a voz da literatura infantil. Para conhecer melhor o meu trabalho, os dois últimos livros premiados: “No risco do caracol” e “Lá no fundo do peito.”
    Grata pela atenção.
    Parabéns pelo projeto.

    Saudações
    Marlette Menezes

    1. Olá, Marlette, que ótimo saber de sua trajetória. Venha participar da Roda de Conversa. Basta se inscrever! Saudações literárias! Simone

  2. Olá Grupo bonito de meninos e meninas! A infância dentro de vocês me contagiou hoje dia 01/04/2016
    na UNIRIO. Obrigada pelos momentos felizes! Sucesso e muita difusão desses pensamentos pelo Brasil!Bjs.

    1. Obrigada, Maria Luiza, pelo seu carinho. Escrever para crianças afaga a criança que fomos. Adoramos fazer parte da Roda de Conversa no Rio. Abraços!!!