Brincando com os livros infantis

O jogo da Embolada Literária é a acolhida para crianças que chegam as oficinas do Ler é Minha Praia- Brincando com os Livros Infantis, projeto de circulação literária que prevê a realização de um circuito de atividades de contação de histórias e encontros entre autores e leitores, realizados em livrarias, salas de leitura e bibliotecas dos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

Crianças brincam o jogo Embolada Literária em oficina de leitura no circuito Maceió

Crianças brincando o jogo Embolada Literária em oficina de leitura no circuito Maceió

O que significa brincar com a leitura? Será que é possível estimular o gosto por ler a partir de dinâmicas descontraídas e jogos de praia? Quem responde é o menino Erick Nascimento, de 8 anos, aluno da Escola do Sesc e morador do bairro Mangabeiras, em Maceió: “Achei muito divertido participar dessa oficina. Na minha escola temos uma sala de leitura cheia de livros, mas não acontece do jeito que vimos aqui“.

O “jeito” que tanto encantou o menino Erick, representa na verdade a proposta diferenciada do projeto Ler é Minha Praia, que apresenta a leitura de modo descontraído e sem formalidades, convidando crianças de 8 a 10 anos para brincar de ler a partir de diversas possibilidades.

Contemplando pelo Ministério da Cultura, por meio do edital de circulação de autores promovido pela Diretoria do Livro e Leitura, o projeto é resultado de uma bolsa que permitirá as autoras Claudia Lins e Simone Cavalcante promoverem encontros e oficinas gratuitas para crianças e educadores de oito destinos do Nordeste, fazendo circular sua obra infantojuvenil. Juntas, as duas autoras somam mais de 10 livros, que são apresentados durante os encontros do Ler é Minha Praia.

No jogo Embolada Literária, uma dinâmica de acolhida aos participantes, todos são convidados a brincar numa grande roda junto com as autoras e uma mediadora do projeto. Ao som de cantigas de roda, a bola segue passando de mão em mão, e, em determinado momento, a música para e quem estiver com o brinquedo na mão se apresenta ao grupo falando seu nome, o livro que mais gostou ou o que está lendo no momento.

Brincando e conversando sobre livros e leitura, os participantes se tornam mediadores e protagonistas do ato de ler.

“Queremos que nossos leitores se divirtam, reflitam, criem e reiventem diferentes maneiras de ler e fazer a leitura acontecer”, definem Claudia e Simone.

Sobre o título que nomeia o projeto: Ler é Minha Praia – Brincando com os Livros Infantis, as autoras acreditam traduzir com precisão a crença de que é preciso deslocar a leitura literária das visões consagradas e tradicionais, reinventando novas formas de fazê-la acontecer em qualquer situação do cotidiano de crianças e adultos. “Que o hábito de ler faça parte do tempo de cada um como uma atividade corriqueira, rica de significados, diversão e encantamento”.