Quer compartilhar livros e leitura?

logo Rede Ler e Compartilhar

 

Vamos semear um país de leitores?

Com essa pergunta desafio, nasce a Rede Ler e compartilhar, iniciativa que surge do desejo de reunir uma ampla rede de pessoas apaixonadas por livros e leitura, contribuindo para formação espontânea de novos leitores. O público diretamente beneficiado com esta ação voluntária é formado por crianças e adolescentes de escolas públicas, creches, ONG’s ou instituições que atuem diretamente com pessoas carentes desenvolvendo ou desejando desenvolver projetos de circulação literária.

“O objetivo é propiciar a circulação de acervos, a mediação literária orientada, o encantamento para a formação de leitores e o compartilhamento de experiências entre leitores de diversas regiões do Brasil. Por isso, ousamos acreditar que é possível a formação de uma rede solidária de incentivo à leitura, integrando empresas, autores, editoras, escolas, ONG’s e pessoas que enxergam nos livros e na leitura um potencial ilimitado para a transformação social e para o acesso à cidadania”, explica a autora Claudia Lins, que junto com a bibliotecária Rosa Cleide Marques, coordenam as ações da Rede.

As duas amigas se revesam nos preparativos e na organização da primeira campanha que levará livros de Alagoas e de São Paulo para a zona rural do Espírito Santo. A unidade escolhida para ser a piloto da Rede foi a Escola Municipal EMPEF de Taquaras, situada nos limites entre os municípios de Cristal do Norte e Pedro Canário. Localizada numa comunidade que não tem acesso a equipamentos ou bens culturais, com 87 alunos e um acervo de pouco mais de 100 livros, a escola não possui sala de leitura nem biblioteca. O acervo é acondicionado numa estante de ferro que fica no corredor do pátio.

A partir da entrega do primeiro lote de livros infantojuvenis e dos cantinhos de leitura em MDF que serão instalados nas salas de aula e no pátio, a coordenação da Rede Ler e Compartilhar e e a direção da escola esperam proporcionar um verdadeiro encontro das crianças com os livros e conseguir implantar um projeto de circulação de acervo que possa aumentar o número de empréstimos aos finais de semana, assim permitindo que os estudantes e seus familiares tenham na leitura excelentes motivos para ampliar seus horizontes.

Quer saber como embarcar nessa viagem literária?

A Rede Ler e Compartilhar funciona assim: uma escola privada, empresa ou pessoa física integrante do círculo de apoiadores desta iniciativa voluntária, arrecadará livros para doar a escolas públicas e/ou instituições em uma das cinco regiões do nosso país. Essas unidades já serão indicadas pela coordenação do Ler e Compartilhar, anteriormente mapeadas levando em consideração sua realidade sócio econômica e o desejo em ampliar projetos e ações de incentivo à leitura em sua localidade.
Os mantenedores dessa rede poderão escolher uma ou mais unidades a serem beneficiadas com as doações. Estes se responsabilizam por promover suas respectivas campanhas de arrecadação, bem como pelo envio e frete dos livros e/ou suportes (cantinhos de leitura e/ou mobiliários) destinados aos beneficiados com as doações.

Depois da doação o que acontece?

As escolas e/ou instituições beneficiadas com as doações de acervos e cantinhos e leitura se comprometem a cuidar do acervo e a promover ações de circulação literária, criando projetos autorais e adotando ao menos uma das propostas de trabalho sugeridas pela coordenação do Ler e Compartilhar.
Durante o período de um ano, as etapas de mediação literária e dinamização dos acervos recebidos por estas escolas e/ou instituições contempladas, serão registradas por meio de fotos e relatórios disponíveis na página do portal Mundo Leitura no facebook e no website Mundo Leitura, informando aos integrantes e mantenedores da rede sobre todas as ações literárias desenvolvidas. Essa rede virtual possibilitará mapear o destino final das doações e sua aplicação prática. Além de servir como uma janela ao compartilhamento de experiências em torno dos livros e da leitura.

Sou escola ou empresa e quero ajudar!
Escolas da rede privada ou empresas podem doar livros e incentivar a dinamização de salas de leitura em escolas públicas doando cantinhos e/ou espaços mobiliários para suporte de livros, e tendo sua logomarca veiculada nestes espaços. Também podem realizar campanhas ou servir de ponto de arrecadação para os livros que serão doados às unidades em diversas regiões do país.

Pessoas Físicas na Rede – Eu Leio e quero compartilhar livros, como faço?

Pessoas físicas podem integrar a Rede Ler e Compartilhar colaborando de muitas maneiras diferentes:
Arrecadando e doando livros para as escolas indicadas na rede;
Financiando a confecção de cantinhos de leitura conforme modelos disponibilizados pela coordenação da rede;
Apadrinhando escolas e ou instituições e atuando na promoção de campanhas direcionadas, como por exemplo: aquisição de livros para 1ª infância, doações de gibis;
Também podem contribuir compartilhando notícias sobre a rede e oferecendo-se para gravar vídeos ou documentar ações em uma das unidades contempladas em sua região, desse modo ampliando o alcance destas iniciativas e ajudando a multiplicar leitores.

As autoras de livros infantojuvenis Lúcia Hiratsuka (SP) e Ninfa Parreiras (RJ) apoiam a Rede Ler e Compartilhar

As autoras Lúcia Hiratsuka (SP) e Ninfa Parreiras (RJ) apoiam a Rede Ler e Compartilhar

Autores na Rede Ler e Compartilhar
Escritores brasileiros podem manifestar sua disposição para apoiar publicamente as campanhas promovidas pela Rede, ou apadrinhar escolas ou salas de leitura contribuindo com a doação de livros autografados. Também podem gravar um vídeo contando suas histórias ou se apresentando aos leitores e permitir a veiculação deste conteúdo para a escola apadrinhada, bem como a todos os internautas que acessarem a página da rede à procura de notícias literárias. Também podem sensibilizar suas editoras ou outros parceiros a contribuírem com doações às unidades integrantes da rede.

Editoras parceiras serão sempre bem-vindas!

Assim como outras empresas parceiras da rede, as editoras podem doar livros, cantinhos literários em madeira MDF ou suportes que sirvam como janelas vitrines para a exposição dos livros doados. Também podem apoiar as unidades contempladas em sua região promovendo a visita de autores, com isso permitindo a conexão e a troca de experiências entre leitores e escritores.

 

Para contactar a Rede Ler e Compartilhar escreva: autoraclaudialins@gmail.com


2 comentários

  1. Se cada um de nós que acreditamos na importância da leitura como instrumento transformador e libertador do ser humano, por em prática suas idéias conseguiremos obter nossos objetivos. Muito feliz com a iniciativa de vocês. Parabéns!

    1. O seu amor pela leitura e o modo doce com que conta histórias e encanta tantas crianças já é um jeito de plantar florestas de leitores por aí, tia Dulce!