MUNDOS URBANOS

Palavra Jovem é a série de crônicas por Severino Rodrigues

foto site pixabay

foto site pixabay

É só lançar o olhar para fora do ônibus e aproveitar o engarrafamento, mais um deles aliás, para se observar dentro de um sistema gravitacional onde planetas com quatro anéis de borracha orbitam à nossa volta.

Cada uma deles conta uma história. Ou melhor, vive.

Aquele senhor de óculos marcado por digitais está com as janelas do carro abertas por conta do calor. Seu planeta não tem sistema de refrigeração mecânica.

Aquele casal não conversa nada. Ele de óculos escuros e ela com uma roupa muito justa não trocam nenhum comentário. Nem mesmo reclamam da existência de uma linha nada imaginária que conflui vários planetas em uma mesma direção.

Tem aquela senhora com traços masculinos, sem qualquer vaidade, com o filho dormindo no banco detrás. Ela, no entanto, não parece animada ao, pelo menos parece, estar voltando para a sua galáxia.

Tem também um rapaz que batuca no timão do seu planeta escutando a melhor, para ele, e a pior, para os outros, música do universo. Ele sorri e canta e só não dança porque seu globo é o menor. Também não conta com sistema de refrigeração mecânica interna.

Há também uma menina tão magra e com ares tão delicados que parece uma agressão ela está ali naquela confusão de rotas paralelas e estagnadas. Ela aproveita para procurar o protetor solar mesmo seu planeta tendo uma camada de ozônio escuro muito forte e provavelmente um valente sistema de refrigeração mecânica interna. O planeta grande e monstruoso onde habita é paradoxo com a menina princesa na direção.

De repente, meu cometa se movimenta. E todos os planetas voltam a rodar.

#PALAVRAJOVEM é a série de crônicas publicada em Mundo Leitura semanalmente, as terças e quintas.severino

O autor Severino Rodrigues é escritor, professor e mestrando em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Publicou pela Cortez Editora os livros:Sequestro em Urbana, 2013, e Mistérios em Verdejantes, 2015.