Piqui e uma aventura além da mata

Toda semana, Chico, o porquinho leitor, abre sua biblioteca para compartilhar maravilhosas dicas de leitura para infância e juventude!!!

LIVRO: Piqui e uma aventura além da mata

AUTORA: Dilea Frate

ILUSTRAÇÕES: Cris Alhadeff

EDITORA: Nova Fronteira

48 páginas

Piqui

Era uma vez um índio que não conhecia o progresso nem o medo e decidiu sair pela floresta em busca de aventuras. Enfrentando o destemido pela primeira vez, o menino da selva quase se deu mal…

Piqui e uma aventura além da mata, livro recentemente lançado no Salão do Livro da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), editado pela Nova Fronteira, foi minha mais recente descoberta nestas férias literárias.

Com texto curto, poucas palavras e um projeto gráfico encantador, a história é uma delícia que recomendo para leitores de todas as idades. As ilustrações de Cris Alhadeff confere ao livro um charme a parte… Fiquei encantado ao lê-lo!E ainda mais depois de saber que essa história permaneceu adormecida na gaveta por 27 anos, “até que um dia, como que por encanto, voou com suas asas amareladas até as páginas de um livro”, como bem descreveu sua autora, explicando que primeiro a rabiscou como um story board de cinema para contar ao menino João Castelo Branco, que aos 7 anos sofreu um acidente doméstico e precisou ser hospitalizado.

“Que poder, que magia tem uma história Mesmo singela, ela sempre tem o impacto de um momento, uma lembrança. É por isso que consegue permanecer”, diz o texto de apresentação feita por Dilea Frate, a escritora do livro.

Os leitores que descobrirem Pequi também aprenderão um pouco sobre a história dos guarani-Kaiowás, povo indígena que habita o sul e o centro-oeste do Brasil, muitos vivendo completamente isolados na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

Curti muito ler esse livro! Vale ler e sair recontando essa história por aí! É aventura na certa.

piqui verso

 Quer saber mais sobre quem escreveu e ilustrou Pequi?

Dilea Frate é jornalista e escritora. Estudou na Escola de Comunicações e Artes da USP. Tem livros infantis recomendados pela FNLIJ e histórias publicadas em mais de cem antologias de português, além de traduções no exterior. Trabalhou na TV como redatora e diretora do Programa do Jô e foi quem idealizou, dirigiu e roterizou a série de programas educativos “TV Piá”, um dos vencedores do Prêmio Ibero-americano 2013.

 Cris Aladeff nasceu no Rio de Janeiro e se formou em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Trabalhou por muitos anos como designer e webdesigner. Ilustrou seu primeiro livro em 2009 e não parou mais. Hoje a ilustração é sua grande paixão!

E quem é o Porquinho CHICO, autor dessa coluna?

Foto: Selo Passarada - ilustração de Eduardo Menezes

Foto: Selo Passarada – ilustração de Eduardo Menezes

Francisco Lobato, o Chico, é nordestino, nascido no agreste de Alagoas. Desde pequeno adora ler e devorar livros. Clássicos, poesia, romances, quadrinhos, histórias de suspense ou terror, de tudo ele lê muito e nada escapa a seu apurado gosto literário. Ele já morou numa casa feita de livros, já deu aula em colégios particulares e públicos da floresta, mas acabou escolhendo viver na realidade o maior de todos os seus sonhos. Ser mediador de leitura. Para isso, fundou seu próprio projeto social: A Escola de Leitores, um lugar encantado ondebichos, crianças e seres sensíveis, se reúnem para ler, ouvir e contar histórias. Quando não está brincando com os livros nessa escola, Chico escreve em seu escritório na biblioteca da Casa Azul, onde mora com seus irmãos Zé e Frederico, num sítio próximo a cidade de Arapiraca, herança de família. O convite para ser colunista em Mundo Leitura chegou num importante momento na vida desse porquinho, ele agora está escrevendo seu primeiro livro para crianças. Enquanto isso, nos intervalos de mediar e criar leituras, ele lê e vive fuçando novidades nas livrarias por onde passa.