Ninho de Livro

Série Ideias Geniais

Descubra e compartilhe iniciativas e projetos que incentivam a leitura  e a cidadania  

Foto divulgada na fanpage do projeto Ninho de Livro

Foto divulgada na fanpage do projeto Ninho de Livro

Fontes: Blog Caçadores de Bibliotecas, Site Catraca Livre

O Ninho de livro é um projeto que instala pequenas bibliotecas colaborativas pela cidade do Rio de Janeiro, criando espaço para inúmeras trocas literárias. É um projeto de incentivo a leitura e ocupação de espaços da cidade!

As casinhas, iguais aquelas de passarinho, são instaladas por postes, praças, parques, escolas e orla do Rio de Janeiro. O objetivo é permitir que o público possa trocar livros de maneira simples e rápida.

Funciona mais ou menos assim:

1. Você abre a casinha
2. Escolhe o livro
3. Coloca outro livro
4. Boa leitura!

Mundo Leitura descobriu esta ideia genial no programa Sem Censura, da TV Brasil, conferindo a entrevista das sócias Myrtes Mattos e Renata Tasca, da agência de benfeitorias Satrápia, que coordena o projeto.

Pesquisamos e descobrimos em sites, jornais e  na fanpage do projeto, que estes pontos para a troca de livros começaram a funcionar  em janeiro deste ano. “A ideia foi inspirada em um projeto que conheci durante uma viagem de férias à França. Me deparei com uma caixa presa na janela de uma casa onde as pessoas poderiam deixar livros que não quisessem mais. Achei democrático e genial, já que muitas vezes não sabemos o que fazer com livros velhos”, explicou Renata Tasca.

No Rio, a ideia ganhou novo design e a caixinha,  ares de casa de passarinho.

Foto publicada na fanpage do projeto Ninho de Livro

Foto publicada na fanpage do projeto Ninho de Livro

“O primeiro local foi o piloto e fizemos na praça Sarah Kubitschek, em Copacabana. Ficamos super felizes, pois a aceitação foi ainda maior do que esperávamos, com uma resposta de trocas imediata. Logo em seguida fizemos o lançamento do projeto no Vidigal e o terceiro Ninho foi instalado no Parque Guinle,” conta Renata.

A ideia é que, até o fim do primeiro trimestre, 10 ninhos estejam em funcionamento na cidade em pontos como o Colégio Pedro II, Parque Lage e Praça São Salvador.

“Ao instalar o ninho geralmente colocamos uma média de dez livros em cada casa, sendo que dali em diante as trocas são orgânicas. Vimos que depois de dois meses, as casinhas continuavam com livros, o que nos mostra que a troca está acontecendo”, afirma.

Qualquer um pode participar do projeto e deixar sua colaboração

O Ninho de Livro é realizado pela Satrapia, empresa de marketing de benfeitorias que cria projetos pensando em uma melhorar relação entre pessoas e cidades. Geralmente os projetos vão paras ruas a partir de parceria com marcas.

Myrtes Mattos e Renata Tasca, da agência de benfeitorias Satrápia, e arte da campanha para adoção de ninhos

Myrtes Mattos e Renata Tasca, da agência de benfeitorias Satrápia, e a arte da campanha para adoção de ninhos divulgada no facebook

As primeiras casinhas foram instaladas com a verba da própria agência. Atualmente, os produtores buscam parcerias com marcas que possam apoiar o projeto para que este se expanda pelo Brasil. O que significa dizer que empresas e pessoas sensíveis a essa ideia também podem se tornar parceiros e levar a iniciativa para suas cidades.

Clique aqui para conhecer a página do Ninho de Livro no Facebook!

As iniciativas privadas podem adotar um Ninho para a sociedade e tornar-se uma apoiadora do projeto. Com esse apoio torna-se viável que novos vários ninhos surjam pro aí, e que a troca de livros seja feita por toda a cidade

 Veja outras fotos do projeto!

 

 


2 comentários

  1. Adorei o projeto. Pensei em fazer no meu bairro (Realengo – RJ). Como faço para conseguir uma casa ou informação sobre o tamanho da mesma para confeccionar?
    Att,
    Laudicena

    1. Oi Ludicena

      Nós apenas publicamos a matéria sobre a iniciativa desse projeto tão legal que é o Ninho de Livros. Sugerimos que você procure no RJ o contato do pessoal do projeto para saber como conseguir uma casinha para o seu bairro. Boa sorte!