O jarro da memória

Toda semana, Chico, o porquinho leitor, abre sua biblioteca para compartilhar maravilhosas dicas de leitura especialmente feitas para infância e juventude!!!

LIVRO: O Jarro da Memória

AUTOR: Claudio Galperin

ILUSTRAÇÕES: Laura Teixeira

 EDITORA: Cosac Naify 

 

48 páginas

Nota do Chico para este livro: 10

NOTA DO CHICO PARA ESTE LIVRO: 10

 

No jarro de Laura, cada pedrinha representa uma pessoa que conheceu, ou algum acontecimento de sua vida.

Mas onde a menina quer chegar com esta coleção?

Está tentando prender o tempo que voa, como passarinho na gaiola?

Será que ela tem medo de crescer?

Ou Laura guarda as pedrinhas justamente para melhor enfrentar o futuro, com tranquilidade de quem sabe que viveu, bem vividas, as histórias do passado?

Com essa apresentação maravilhosa, o livro de Claudio Galperin só podia voar da prateleira da livraria direto para minha sacola. Não resisti e o devorei, ali mesmo, enquanto comprava. Gostei tanto, que trouxe vários para presentear amigos. Não tem jeito, sou um porquinho sentimental, e histórias com linguagem poética, tecidas por artesãos das palavras, são as minhas favoritas:  me fisgam no ato. Sou capaz de pressentir um livro incrível ao tocar-lhe a capa. Com esse, foi assim. Admirei o formato, a capa, as texturas desenhadas como se fossem feitas com caneta bic, amei o projeto gráfico.

A história da menina Laura que cresce guardando momentos de vida em seu jarro poesia falou direto ao meu coração, e certamente fará transbordar de belezas o coração de qualquer criança, adolescente, adulto.

Boa história não tem idade. Livro feito com afeto, também não. O tempo não passa para a literatura de rara beleza, assim como não passam as histórias incríveis que levamos conosco em nossa afetiva memória literária.

Quem é o AUTOR de O Jarro da Memória?

Claudio Galperin nasceu em São Paulo, em 1962. É médico, escritor e roteirista de cinema e televisão. Publicou, entre outros livros,  O avesso dos dias (Beca, 1999), Os Xeretas e O Segredo do Medalhão (Hedra, 2001), Draguinho: diferente de todos, parecido com ninguem (Ática, 2007). Entre muitas colaborações como roteirista, constam em seu currículo as séries para TV: Cidade dos Homens (Globo 2005) e Antônia (Globo, 2006), e os filmes: O ano em que meus pais sairam de férias (2006), de Cao Hamburguer e Trinta (2013), de Paulo Machiline.]

E quem é o Porquinho CHICO?chico3 (2)

Francisco Lobato, o Chico, é nordestino, nascido no agreste de Alagoas. Desde pequeno adora ler e devorar livros. Clássicos, poesia, romances, quadrinhos, histórias de suspense ou terror, de tudo ele lê muito e nada escapa a seu apurado gosto literário. Ele já morou numa casa feita de livros, já deu aula em colégios particulares e públicos da floresta, mas acabou escolhendo viver na realidade o maior de todos os seus sonhos. Ser mediador de leitura. Para isso, fundou seu próprio projeto social: A Escola de Leitores, um lugar encantado onde bichos, crianças e seres sensíveis, se reúnem para ler, ouvir e contar histórias. Quando não está brincando com os livros nessa escola, Chico escreve em seu escritório na biblioteca da Casa Azul, onde mora com seus irmãos Zé e Frederico, num sítio próximo a cidade de Arapiraca, herança de família. O convite para ser colunista em Mundo Leitura chegou num importante momento na vida desse porquinho, ele agora está escrevendo seu primeiro livro para crianças. Enquanto isso, nos intervalos de mediar e criar leituras, ele lê e vive fuçando novidades nas livrarias por onde passa.