Feriado de histórias em Maceió

Leitores pescaram histórias nas redes de livros

Leitores pescaram histórias nas redes de livros armadas entre coqueiros da orla de Ponta Verde

Num domingo que começou indeciso entre a chuva e o sol, quis a energia contagiante de pessoas encantadas pela leitura que a magia das histórias se espalhasse feito brisa fazendo brilhar sorrisos e aquecendo de cores o nublado feriado. Suspensos no ar, presos às redes de pesca amarradas nos coqueiros, livros infanto-juvenis, uma porção deles, pousavam feito pássaros na paisagem da Ponta Verde, convidando olhares e atraindo leitores. As árvores de livros foram o destaque do Ler é Minha Praia, projeto de circulação literária que estreou em Maceió, no dia de finados, e ainda contará com outras duas datas, nos próximos meses de dezembro e janeiro.

Idealizado pelas escritoras e jornalistas Claudia Lins e Simone Cavalcante, coordenadoras do Portal Mundo Leitura, o Ler é Minha Praia só virou realidade porque a Escola Espaço Educar, por meio de seu premiado Programa Leitura Viva Espaço Educar (Prêmio FNLIJ 2014 – O melhor programa de incentivo à leitura do Brasil), abraçou a ideia e promoveu recursos para sua realização. Juntaram-se ao grupo outros parceiros como o Sesc Alagoas e a Livraria Bêabá, que levaram para orla de Ponta Verde uma feira de livros e uma biblioteca móvel com títulos para quem quisesse ler à vontade.

Adultos e crianças compartilharam leituras à vontade

Adultos e crianças compartilharam leituras à vontade

E livros não faltaram para aqueles que escolheram sair de casa no último domingo em busca de um lazer cultural. Para ler nas redes de livros, bastava pescar uma história, ser fisgado por um autor ou trama. Crianças e adultos se espalharam pelo gramado da orla ou ocuparam banquinhos de cimento do corredor de entretenimento sem pressa para ir embora. Famílias inteiras compartilharam leituras como se estivessem numa grande biblioteca ao ar livre, e com a vantagem de poder ler em viva voz textos uns para os outros.

Nas tendas armadas com vista para o mar, contadores cantaram e contaram histórias para um público atento de participativo. E assim o dia foi passando e oferecendo às pessoas muitos motivos para gostar de ler ou querer repetir a dose.

“Quando sonhamos realizar o Ler é Minha praia desejamos dividir com as pessoas esse encantamento pelos livros. E essa é uma viagem que começa na infância, mas pode ficar para sempre na vida de cada um, pois não existe idade para gostar de ler, no entanto, a experiência tem nos revelado que quanto mais cedo aprendemos o que a leitura pode nos proporcionar, mais longa e prazerosa será a nossa relação com os livros e as histórias”, descrevem as idealizadoras do projeto.

Nos próximos dias 7 de dezembro e 4 de janeiro a agenda do Ler é Minha Praia promete muitas atrações e leituras para as pessoas que circularem pela orla de Maceió. Mas suas realizadoras sonham em levar essa ideia muito mais longe, para os bairros da periferia e cidades do interior e sertão de Alagoas.

“Onde existirem pessoas interessadas em mergulhar no mundo dos livros, desejamos promover a magia desse encontro”, apostam Claudia e Simone.