Ler é Minha Praia

Essa onda vai pegar!

cartaz ler (2)

 

Autores e histórias prometem agitar os domingos na orla de Ponta Verde

O feriado de 2 de novembro marca a estreia em Maceió de um projeto de circulação literária voltado ao público infantojuvenil. O Ler é Minha Praia, uma realização do Portal Mundo Leitura e do Programa Leitura Viva Espaço Educar, promoverá três encontros interativos na orla de Ponta Verde. As sessões de contação de histórias, bate-papo com autores e ilustradores, lançamento de livros e feira de títulos, acontecerão em tendas armadas com vista para o mar, no espaço da rua fechada, cenário de lazer e cultura da cidade, aos domingos.

“O Ler é minha praia surgiu com o propósito de criar um ambiente descontraído para a fruição da leitura, que seja instigante, desafiador e capaz de mexer com os sentidos, a criatividade e a imaginação do público”, explicam suas idealizadoras, as jornalistas e escritoras Claudia Lins e Simone Cavalcante. Juntas elas coordenam o portal Mundo Leitura e há muito tempo tinham o sonho de realizar um movimento que pudesse levar livros e histórias ao alcance de todos. Faltava encontrar quem apostasse no mesmo sonho. E foi aí que entrou em cena a Escola Espaço Educar, por meio de seu Programa Leitura Viva, premiado neste ano de 2014 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) como o melhor programa de incentivo à leitura do Brasil.

 

 

realização

A escola topou abraçar o desafio de realizar o projeto, ajudando a viabilizar o evento e mobilizando parceiros e educadores voluntários, que se juntaram à equipe Mundo Leitura com a expectativa de levar boas histórias e energia criativa para o público que comparecer na orla. O Sesc Alagoas, por meio de seus programas literários: Bibliosesc e Literatura em Sesc Service, também apoiam o Ler é Minha Praia, contribuindo com a programação gratuita. Outra importante parceira do evento é a Livraria Bêabá, responsável pela seleção de títulos e lançamentos, que serão comercializados durante os encontros.

 

As imagens que compõem a logomarca do projeto, criadas pelo ilustrador alagoano Ivan Costa, representam uma nuvem criativa de símbolos, referências e conceitos em torno do livro e da leitura. Ilustradores como Rosinha, Lúcia Hiratsuka, Denise Rochael, Pedro Lucena, Herbert Loureiro, Paula Browne, Hallina Beltrão, Ddaniela Aguilar, Myrian Almeida e Hilda Moura, também criaram ou cederam imagens que dialogam com o mesmo tema, assim contribuindo para divulgar o conceito de Ler é Minha Praia. Todas as ilustrações, veiculadas na fanpage Mundo Leitura, em breve serão transformadas num vídeo do projeto.

 

Bate-papo com autores

Lançamentos de livros entre os destaques da programação

Lançamentos de livros entre os destaques da programação

Programação de estreia

Os destaques da programação ficam por conta dos momentos de troca entre leitores, autores e ilustradores, partilhados nas sessões de autógrafos e bate-papos, nas rodas de leitura e nas apresentações de contadores de histórias convidados.

Entre as atrações do primeiro domingo estão o lançamento do livro A menina da lagoa de cristal, de Claudia Lins e Hallina Beltrão (Cepe Editora), o bate-papo com a ilustradora Ddaniela Aguilar sobre os livros Ventania e o Mapa do Tesouro e No Reino de Bilinguindone, os momentos musicais de cantos e contos, apresentados pelas contadoras Jaqueline Saturnino, Fátima Araújo, e os educadores Cris Sanches, Juliana Maria e Janeo Amorim, além dos divertidos momentos literários conduzidos pela equipe Leitura Viva Espaço Educar: Suely Dória, Cristina Silva, Maria Mendonça e Kássia Mayra.

 

A ilustradora mineira Ddaniela Aguilar entre os convidados da tarde literária

A ilustradora mineira Ddaniela Aguilar entre os convidados da tarde literária

O público visitante terá ainda muitas opções gratuitas de lazer, como a árvore generosa de livros, espaço para exposição de títulos infantis e juvenis que compõem o acervo circulante do projeto, doado por autores e diversas editoras, entre elas Cortez, Paulinas e Companhia Editora de Pernambuco. Leitura de graça também estará disponível aos visitantes na biblioteca circulante do Sesc – o Bibliosesc, um projeto de referência no estado na difusão da leitura.

Com uma rica programação e convidados especiais vindos de Alagoas e de outros estados, o Ler é Minha Praia espera despertar nas pessoas o estímulo à leitura e o prazer de ler em suas mais diversas possibilidades.

apoiadores

Agenda Ler é Minha Praia

Serão três encontros literários, realizados sempre ao primeiro domingo dos meses de novembro de 2014 a janeiro de 2015.

Programe-se:

Ler é Minha Praia: 2 de novembro – 7 de dezembro – 4 de janeiro

Local: Rua fechada, orla de Ponta Verde, em frente ao antigo Nakaffa.

Horário: de 9h às 17h.

Entrada: Franca

Informações: pelo facebook na fanpage de Mundo Leitura e no portal: www.mundoleitura.com.br