As imagens de Ivan Costa

cartaz ler (2)

Quem circular pela rua fechada da orla de Ponta Verde, no dia 2 de novembro, para participar da programação interativa do Ler é Minha Praia, provavelmente descobrirá a sugestiva imagem de um garotinho lendo protegido sob um guarda sol de símbolos. Assinada pelo alagoano Ivan Costa, essa ilustração brinca com elementos da logomarca do próprio projeto, também criada pelo jovem artista, e representa uma nuvem criativa de símbolos, referências e conceitos em torno do livro e da leitura.

Ivan Ramos é um dos convidados para o primeiro domingo de circulação literária que promete agitar a cidade. Às 15h, ele participa do encontro Papo de Ilustrador, conversando com crianças e adolescentes que desejem saber mais sobre o processo criativo das imagens nas histórias infantis. Um dos temas do bate-papo será o livro Guerreiro de Coração, obra de Tiago Amaral, ilustrada por Ivan para o Selo Passarada, em 2013.

ivan papo de ilustrador

Apaixonado por livros e leitura, o artista aceitou o convite para criar a logomarca Ler é Minha Praia tendo como desafio traduzir em imagens o prazer de ler. Sua ilustração compõe um mosaico de diversas possibilidades como: a liberdade da criação, na figura do pássaro, a velocidade do pensamento, na silhueta do cavalo, a perspectiva do conhecimento na janela que se abre, a explosão de ideias na estrela dos quadrinhos, o poder da imaginação no frasco com bolhas, o poder de enxergar mais longe, nos óculos, e o florescimento da sabedoria, no coqueiro em forma de livro. “Todos esses símbolos juntos se combinam nas páginas de um mesmo livro, aberto a diferentes rotas de interpretação”, fala o ilustrador.

“Ficamos muito felizes com o resultado dessa proposta visual e que tão bem traduziu o conceito de Ler é Minha Praia, pois quando pensamos em levar livros e leitura para as pessoas, o nosso desejo é o de explorar a liberdade que esse ato de ler proporciona. Não pensamos na praia como um cenário fixo, mas como portal de horizontes, perspectiva que a leitura promove na vida dos que leem”, explicam as idealizadoras do projeto, as autoras e jornalistas Claudia Lins e Simone Cavalcante. Juntas, elas coordenam o portal Mundo Leitura, um dos realizadores do Ler é Minha Praia, ação que sonham transformar em projeto itinerante no futuro.

 

Ler é Minha Praia – quem realiza essa ideia

A Escola Espaço Educar por meio do Programa Leitura Viva Espaço Educar, certificado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), como o melhor programa de incentivo à leitura do Brasil em 2014, realiza junto com Mundo Leitura o projeto Ler é Minha Praia. Educadores voluntários e uma equipe de mediadores de leitura da instituição participarão da programação do evento, durante os três domingos de sua realização: 02 de novembro, 7 de dezembro e 4 de janeiro.

“Como escola promotora de leitura desejamos despertar o encantamento e o gosto pela literatura infantil, compartilhando com a comunidade esse trabalho que já se traduz em tantos frutos para nossas crianças, por isso nos sentimos muito à vontade em participar de uma ação como o Ler é Minha Praia”, diz Sílvia Melo França, diretora Espaço Educar. Além da escola, o projeto conta ainda com o apoio do Sesc Alagoas e da Bêabá Livraria.  Bate-papo com ilustradores e autores, lançamento de livros, feira de comercialização de títulos infanto-juvenis, contação de histórias e leitura gratuita a partir da consulta de um acervo circulante e do caminhão biblioteca, Bibliosesc, estão entre as atrações programadas para os três encontros literários.

realização