A menina da lagoa de cristal

Premiado no Concurso Cepe de Literatura, livro une ficção e realidade para falar de temas como o trabalho infantil, sonhos e exclusão

fanpage-a-menina-reduzida

Era uma vez, às margens da Lagoa Mundaú, uma menina chamada Maria. Ela vivia com a mãe e cinco irmãos na favela Sururu de Capote, mas sonhava com um mundo que existia do outro lado do espelho d’água. Para colorir a dura realidade à sua volta, contava muitas histórias. Nos sonhos dessa menina catadora de sururus, reinava uma princesa, que vivia na encantada lagoa de cristal e possuía força e coragem suficientes para vencer um dragão e tantos medos que roubavam o sono das crianças ribeirinhas.

A história da corajosa menina Maria, que migrou do interior com a família fugindo da seca em busca de uma vida melhor, é tema de A menina da lagoa de cristal, 3º colocado no Prêmio Cepe de Literatura, categoria juvenil. Escrito por Claudia Lins, o livro será lançado em Maceió, no próximo domingo, 2 de novembro, na agenda do projeto Ler é Minha Praia.

Claudia Lins e suas leitoras pernambucanas, em lançamento no Recife

Claudia Lins e suas leitoras pernambucanas, em lançamento no Recife

“Essa história simboliza a força de tantas crianças espalhadas por esse nordeste brasileiro e nos conta sobre o poder dos sonhos, capazes de cicatrizar todas as dores e colorir de esperanças o novo dia”, diz a autora. Produzido pela Companhia Editora de Pernambuco, A menina da lagoa de cristal foi lançado em outubro, em Recife, numa programação que reuniu muitas crianças e adolescentes.

Claudia Lins e a também escritora e jornalista Simone Cavalcante são as idealizadoras do projeto, realizado numa parceria entre o Portal Mundo Leitura e a Escola Espaço Educar, por meio de seu Programa Leitura Viva Espaço Educar, premiado em 2014 como o melhor programa de incentivo à leitura do Brasil, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

“Queremos levar livros e leitura para as ruas da cidade, assim provocando um olhar mais sensível para essa literatura de qualidade que pode inspirar muitas crianças e adolescentes a crescerem descobrindo o gosto pelos livros”, diz Claudia, que também participará com outros autores e ilustradores dos momentos interativos de bate-papo com o público do Ler é Minha Praia.

 

Ilustração de Hallina Beltrão, Cepe Editora

Ilustração de Hallina Beltrão, Cepe Editora

Desvendando A menina da lagoa de Cristal

Acompanhe alguns trechos da reportagem “Belo encontro entre imagem e mensagem”, escrita por Priscilla Campos para a Revista Continente, e conheça um pouco sobre o livro de Claudia Lins:

PRINCESAS E SURURUS – Combinação certeira e harmoniosa entre texto e ilustrações (assinadas pela designer pernambucana Hallina Beltrão), A menina da lagoa de cristal, da jornalista e escritora carioca Claudia Lins, alinha o cotidiano difícil da personagem principal, Maria, e sua aguçada capacidade de criar histórias fabulosas.

Claudia, radicada em Alagoas há cerca de 20 anos, explica como surgiu a ideia da narrativa. “O argumento para o livro vivia dando voltas no meu pensamento há muito tempo. Como jornalista, minha escrita, muitas vezes, tem um olhar atento ao mundo real. A menina da lagoa de cristal vem de uma antiga inquietação que sinto com a realidade que tanta gente parece ignorar. Desejei escrever uma história que emocionasse as pessoas. Pensei nas crianças que, das janelas de seus carros, passam todos os dias pela lagoa ‘cartão-postal’ de Maceió, sem se darem conta de como é difícil o cotidiano das pessoas que vivem ali. Eu queria contar essa história, de quem mergulha em apneia por horas, para catar no fundo da lama as conchinhas cortantes de sururu, mas também falar dessa menina que não perde a esperança de construir um futuro melhor para si e sua família.”

Claudia Lins e Simone Cavalcante, amigas no sonho de levar livros e leitura para ruas da cidade

Claudia Lins e Simone Cavalcante, amigas no sonho de levar livros e leitura para ruas da cidade

A protagonista, então, funciona entre duas composições de personagem: a redonda ou esférica — classificação destinada àquelas que apresentam densidade psicológica e podem evoluir ao longo da história — e a personagem-tipo, aquela que representa um grupo social. A partir desse centro focado em Maria, a jornalista oferece ao leitor uma eficaz fusão: a realidade (coletiva x pessoal) e o imaginário, descrito sempre com paixão pela garota.

Assim como muitos autores de literatura infantil e infantojuvenil, Claudia está envolvida em projetos para incentivar e promover a leitura. Sobre a sua trajetória como escritora, ela conta: “Em 2007, publiquei meu primeiro título infantojuvenil (Os Três Porquinhos do Agreste), pelo Selo Passarada (AL). Esse selo não é uma editora comercial, mas uma iniciativa de produção literária independente. Foi criado por mim e mais dois amigos autores alagoanos, três apaixonados por literatura infantil, gente que tira grana do próprio bolso para custear o sonho de fazer livros para crianças”.

“Acredito que uma boa história não tem idade, por isso escrevo para um leitor com sede de descobrir o mundo na perspectiva de uma criança, que quer olhar tudo com encantamento e curiosidade”, afirma a carioca.  (Site Continente – outubro de 2014)

Ilustração Hallina Beltrão, Cepe Editora

Ilustração Hallina Beltrão, Cepe Editora

Agenda A menina da lagoa de Cristal

O que: Lançamento do livro A Menina da Lagoa de Cristal, sessão de autógrafos.

Onde: Ler é Minha Praia – orla de Ponta Verde, rua fechada, feira de livros.

Quanto: R$ 25,00

Informações: www.mundoleitura.com.br ou na fanpage do Mundo Leitura