Bienal do Livro do RJ

Fonte: Site da Bienal do RJ 2013

Foto: Site G1

Milhares de pessoas participam no Rio Centro das atividades da 16ª Bienal do Livro da cidade do Rio de Janeiro, que teve início no dia 29 de agosto. O país homenageado desta edição é a Alemanha. Mesas literárias, encontros, debates e diversas outras atrações estão programadas para acontecer até o dia 08 de setembro.

Alemanha

Esta homenagem pela 16ª Bienal do Livro Rio é parte da iniciativa “Alemanha + Brasil 2013-2014”. Em 400m², o estande dedicado à Alemanha apresenta 30 editoras alemãs, a exposição multimídia “Alemanha de A a Z”, uma seleção variada de obras atuais da literatura alemã bem como uma ampla programação literária e artística com os autores e ilustradores Bas Böttcher, Julia Friese, Manfred Geier, Olga Grjsnowa, Wladimir Kaminer, Reinhard Kleist, Ole Könnecke, Kathrin Passig, , Axel Scheffler, Carmen Stephan e Ilija Trojanow. Uma programação profissional com editores alemães e brasileiros e as duas conferências “CONTEC: Literatura e novas maneiras de ensinar“ e “A biblioteca no clique de um mouse – a mediateca digital” destinam-se diretamente ao público internacional. A homenagem será organizada e apresentada conjuntamente pela Feira do Livro de Frankfurt e pelo Goethe-Institut São Paulo e Rio de Janeiro, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores.

Ziraldo

O cartunista e jornalista Ziraldo é o homenageado no espaço infantil, chamado de Planeta Ziraldo. Segundo a organização da Bienal carioca, toda a magia, inspiração e criatividade do autor estão presentes neste espaço de muita cor e interatividade. Os pequenos leitores vão se divertir com as atividades lúdicas e 84 apresentações artísticas da programação deste Planeta dedicado ao pai de diversos e queridos personagens e suas histórias maravilhosas.

Livros e café

No espaço denominado Café Literário, os autores conhecem e interagem com os seus leitores. Em um momento de descontração e boa conversa, contam suas experiências, trocam ideias e dividem momentos de pura cumplicidade com a plateia. Inesquecível para os fãs da boa literatura. Grande sucesso de público, o Café Literário abriga 35 sessões e bate-papo com aproximadamente 100 autores, entre eles,  Zuenir Ventura, Ana Maria Machado, Edney Silvestre, Lya Luft e muita gente bacana.

FOTOS: