3º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento

 Faltam poucos dias para o fim das inscrições

O 3º Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento recebe até 11 de agosto inscrições de reportagens e imagens jornalísticas que contribuam para a compreensão das desigualdades raciais, do racismo contemporâneo e que estimulem o combate e a eliminação do preconceito e da discriminação racial.

Com o slogan “Jornalismo que busca a igualdade merece fazer a diferença”, o Prêmio distribuirá R$ 35 mil para as categorias Mídia Impressa (jornal/revista), Televisão, Rádio, Mídia Alternativa/Comunitária, Internet e Fotografia, além da Categoria Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros.

Para concorrer, as reportagens e fotografias devem ter sido publicadas/veiculadas entre 1º de agosto de 2012 e 31 de julho de 2013 e estar de acordo com o Regulamento. A inscrição, de até três trabalhos por categoria, deve ser feita no site www.premioabdiasnascimento.org.br. O mesmo trabalho pode ser inscrito também na categoria especial de gênero, o que dá a chance de ganhar até R$ 10 mil.

Serão aceitas reportagens sobre os seguintes temas: mercado de trabalho, racismo no esporte, saúde e população negra, juventude negra, ações afirmativas,  mulheres negras, populações tradicionais e intolerância religiosa, por exemplo.  Mais sugestões estão disponíveis no site. Lá podem ser encontradas também informações sobre quem foi Abdias Nascimento e sobre a questão racial na mídia brasileira.

O Prêmio Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e homenageia o ex-senador, intelectual e jornalista Abdias Nascimento, símbolo da luta contra o racismo no país.

O apoio é da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e das Cojiras do DF, SP, AL, PB, BA e do Núcleo de Jornalistas Afro-Brasileiros (do Rio Grande do Sul).

Informações: (21) 3906-2450
Fale conosco: premioabdiasnascimento@gmail.com

Realização: Cojira-Rio /SJPMRJ