Livro Voador - viaje nas asas da leitura

Festa para os Sentidos

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)...

É como se a água estivesse rolando nos nossos ouvidos: uma sensação de paz, uma suavidade que vai chegando devagar, para fazer a gente flutuar. Quando damos conta, já estamos lá no alto, vendo o mundo com outros olhos!

Pois essa é a sensação provocada por este livro, que reúne música, informação, curiosidades, fotografias, histórias, de um país chamado Zimbábue. Tudo gira em torno de um instrumento musical chamado mbira.

O fio condutor do livro é o personagem Chaka, um menino xona, que não se desgruda do seu instrumento. Contando a vida cotidiana de Chaka, o livro apresenta um pedacinho da África, do país Zimbábue e de um dos grupos que vivem neste lugar. Os costumes, as crenças, a dança, a arte vão aparecendo, para dar ao leitor uma idéia das coisas de lá, principalmente através dos contos e cantos.

Zimbábue quer dizer “casa de pedra”, na língua xona. Lá se fala oficialmente o inglês, além das línguas xona, bantu e ndebele. Pra gente ter uma idéia, outras palavras xona aparecem no livro (musha, shiri, chipembere, etc), mas sempre ligadas à música produzida pela mbira, tocada por toda a família de Chaka, desde seu tataravô. E as coisas que o menino sonha, e as melodias que ele toca, e as histórias que ele ouve e conhece aparecem em um cd encartado no livro.

Apesar de Décio Gioielli ser o autor do livro, o livro foi organizado por Heloísa Pires Lima e tem a colaboração de outras pessoas: fotografias de Marie Ange, ilustrações de Suppa, vozes e cantos de Lulhli e Lucina, dentre outros. Há ainda um interessante estudo histórico sobre o instrumento mbira, inclusive no Brasil, onde é mais conhecido como marimba. Tudo de alto nível.

O que torna o livro mais legal é perceber a pesquisa que existe por trás dele. Décio é músico e estudou na África, morou por lá e sabe o que está fazendo! Quando a gente ouve o PAPAXIPÁ-PA dá vontade de dançar, cantar, voar, se misturar àquele mundo, tão forte e vibrante. E fica mesmo uma sensação de felicidade.

*Texto publicao por Celso no site Artistas Gaúchos

GIOIELLI, Décio.

A mbira da beira do rio Zambeze.

Ilustrações de Suppa.

São Paulo, Moderna, 2007.

48 pp.

O que posso ganhar lendo este livro?

Celso Sisto, autor deste texto, também é Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país.