Arte e Formação de Leitores

A oficina com o ilustrador japonês Katsumi Komagata foi atração do último dia do bloco III do seminário Conversas ao Pé da Página

Sobre o personagem central da oficina

Autor e designer gráfico, Katsumi Komagata iniciou a sua obra em 1990, com a série “Little Eyes”, publicado por Kaisei Sha. No mesmo ano criou a editora One Stroke, que publica seus livros de arte para crianças. Recebeu a menção especial do prêmio de iniciação à arte de Bolonha e foi um dos três convidados de honra do Salão do Livro de Montreal.

Veja imagens produzidas por participantes da oficina Arte e Formação de Leitores

Arte-educadores, autores, ilustradores e mediadores de leitura formaram o diverso público dessa oficina, baseada na livre criação de imagens  a partir da utilização de papéis coloridos. Cada participante teve a liberdade de escolher diferentes cores para compor formas e o resultado foi um mosaico que possibilitou o compartilhamento de imagens.

Katsumi também compartilhou com o público um pouco de sua história com a produção de imagens para infância, uma aventura iniciada há 24 anos, quando criou os primeiros cartões coloridos para se comunicar com a filha, naquela época um bebê de três meses de idade.

O artista que vê nos livros e nas imagens objetos e formas de partilha, diz que não há fórmulas para mediar leituras com as crianças, mas se existe um bom caminho para tal, este caminho está na liberdade e no prazer de viver intensamente cada momento, cada encontro.

“Eu não quero ensinar nada para elas, só quero brincar e me divertir com elas”, diz Komagata.

Itigo Itie

Um encontro, oportunidade única

A frase que em japonês representa o pensamento de que cada encontro na vida pode ser a única chance de vivermos intensamente a experiência do momento, foi compartilhada por Katsumi Komagata ao final da oficina, fazendo o grupo pensar no poder de cada um enquanto mediadores de leitura.

“Quando vivenciarem a oportunidade de interagir com crianças em atividades de leitura, compartilhem e divirtam-se com o momento”.